Geral

Desenvolvendo conhecimento

Incentivar a leitura, foi com esse objetivo que nasceu o projeto que contagiou alunos, professores e funcionários da E.E.B.M. Noemi Vieira de Campos Schoreder.

1 de junho de 2015

Incentivar a leitura, foi com esse objetivo que nasceu o projeto que contagiou alunos, professores e funcionários da E.E.B.M. Noemi Vieira de Campos Schoreder, em Testo Central Alto.

E na tarde de sexta-feira, 08 de agosto, a escola realizou o Chá de Papo, um encontro com a escritora Urda Alice Klueger, onde um pouco do resultado deste projeto de incentivo à leitura pôde ser apreciado. Os alunos realizaram diversas apresentações, como teatro e fantoches, baseados nos livros escritos por Urda Klueger e expuseram trabalhos realizados durante o projeto.

O evento contou com a presença da Secretária de Educação do Município de Pomerode, Joana Wachholz, psicólogos da rede municipal, professores e alunos da escola.

O projeto de incentivo à leitura teve início no começo do ano letivo, motivado pelo orientador educacional, Alcides Franke. Na primeira reunião, realizada em fevereiro, eu lancei na pauta a questão de se trabalhar o incentivo à leitura. A professora do 5ºano, Josiméri Alice Reinke, logo abraçou a ideia, que em seguida também teve o apoio da bibliotecária Sabrina Ninow. Aos poucos o projeto foi contagiando todos os professores e alunos da escola, destaca Alcides.

Alcides Franke sugeriu que fosse desenvolvido o projeto de leitura baseado nos livros da escritora blumenauense, Urda Alice Krueger, considerada uma das maiores escritoras de Santa Catarina.

E um dos motivos desta escolha foi justamente esse, o fato de ter uma escritora da nossa região que faz com que a leitura tenha um significado especial para nós. Percebemos que a gente tinha que investir na leitura, pois ela auxilia no rendimento do aluno, melhorando o repertório de ideias, o vocabulário, a capacidade da escrita, destaca Josiméri.

A partir deste projeto de leitura, com participação de toda a comunidade escolar, foi possível realizar um trabalho multidisciplinar, baseado na obra da escritora.

Nós conseguimos realizar um trabalho contemplando os conteúdos da grade curricular das turmas com as obras da escritora. Todos os professores se envolveram no projeto, desde a educação infantil até a oitava série, enfatizou Josiméri.

A escritora Uda Alice Klueger, presença ilustre do evento, se sentiu emocionada ao assistir a apresentação teatral dos alunos, baseada em sua obra No Tempo da Bolacha Maria.

Em cima de um texto meu, os alunos criaram o ‘julgamento da bolacha maria, em uma encenação muito bonita, então, eu me sinto feliz, emocionada. Nos últimos 35 anos eu tenho andado por escolas de todo o Estado de Santa Catarina e algumas até fora, e eu fico encantada com a educação. Ver uma escola, aqui no interior, que está formando cidadãos, leitores, pessoas bem informadas é gratificante. Então eu só tenho que parabenizar esta iniciativa, a cidade está de parabéns, a escola e os alunos estão de parabéns, todos nós estamos de parabéns, finaliza.

A Secretária Municipal de Educação, Joana Wachholz, destacou a iniciativa da escola em proporcionar aos alunos o encontro com a escritora, Eu tive meu primeiro contato com ela em outra escola em que eu atuava, e sei da importância de encontros como esse para o incentivo da escrita e da leitura. Quando proporcionamos a presença dessas pessoas que reproduzem a sua experiência, que contam como foi a sua iniciação, isso empolga, é um atrativo, um diferencial bastante grande. Iniciativas como esta serão sempre bem vindas e, no que depender da Secretaria de Educação, terão todo o nosso apoio, e tomara que isso se multiplique por muitas e muitas vezes.

Notícias relacionadas