Depilação: novas tendências
Depilar é um ato inevitável para as mulheres que gostam e sentem a necessidade de se cuidar. Para obter um bom resultado após a depilação, e sentir a pele cuidada, são necessários alguns cuidados essenciais. A depilação com cera é uma das preferidas entre as mulheres. Isso devido aos benefícios proporcionados, pois o pelo demora mais para crescer e a pele fica lisinha, macia e suave.
A depilação com cera é uma das preferidas entre as mulheres. Isso devido aos benefícios proporcionados, pois o pelo demora mais para crescer, sem contar que a pele fica lisinha, macia e suave. Através desse método existe um pouco de dor, porém é suportável e muito eficaz, arrancando o pelo pela raiz.
A cera quente é uma das mais indicadas, porém é necessário saber a temperatura certa para não queimar a pele, efetuando a depilação com sucesso. Existem ceras que você pode passar diretamente na pele, e outras onde utilizam o papel para remover os pelos.
A massoterapeuta, Moira Petrucci, oferece às suas clientes uma cera depilatória que sai na água, com capim-cidreira, argila e alantoína. Segundo ela, o produto oferece hidratação e conforto com agentes calmantes. “Mais prática e higiênica que as ceras comuns, esta tem melhor espalhabilidade e é facilmente removível com água. As sensações de incômodo e dor são menores no momento da depilação, quando comparada a outros tipos de cera, pois tem menor aderência à pele e remove os pelos sem ressecá-la”.
Moira ainda explica que o indicado é realizar a depilação a cada 15 dias e, quando não realizada corretamente, pode causar a flacidez com o tempo. “Existe uma forma certa para a depilação. Nesse caso o pelo dificilmente encrava, a pele fica mais bonita, e não há muito risco daqueles tão temidos vasinhos”, diz.
Truques antes, durante e pós-depilação evitam a foliculite
Mais comuns nas áreas sensíveis do corpo, como a virilha feminina, os pelos encravados costumam aparecer quando a depilação não é feita da maneira correta. Porém, com cuidados simples, é possível reverter esse quadro sem deixar marcas.
Antes
O ritual da depilação começa bem antes da retirada dos pelos. Independentemente do método utilizado, o ideal é esfoliar a cútis e, em seguida, passar o creme hidratante específico para cada tipo de pele até uma hora antes do procedimento. Os cuidados com a pele antes garantem a eficácia da depilação e evitam o surgimento dos pelos encravados.
Durante
A única objeção é não reaproveitar as ceras, pois isso evita infecções e o aparecimento dos pelos encravados na pele.
Depois
Após o ritual, seja qual for o método utilizado, o ideal é passar o mesmo creme hidratante usado antes da retirada dos pelos para revitalizar e proteger a pele. Quando a depilação for feita por ceras quentes, a camada protetora da cútis é retirada, deixando-a mais exposta e vulnerável. Para auxiliar na proteção, passe filtro solar e evite exposição ao sol para não manchar a pele.
Depilação durante a gestação
Durante a gravidez, alguns métodos de depilação podem ser usados livremente, exceto a depilação a laser. É contra-indicada na gestação, em função da inexistência de estudos controlados em seres humanos.
A depilação com cremes contém substâncias que quebram as ligações químicas da fibra capilar, removendo assim, a parte do pelo que se encontra acima da superfície da pele, mas não os tiram da raiz, não sendo eficazes para todas as mulheres, pois deixa os pelos grossos. Não é indicado para quem está grávida.
Para as mamães que optem em se depilar com cera, fiquem atentas à temperatura, pois nesta fase a mulher fica mais sensível, e pode ser muito perigoso uma queimadura ou uma irritação.
O ideal, durante a gravidez, seria a mulher optar pelo uso pela cera morna, já que este é o método menos agressivo. Não é aconselhável a cera fria, pois arranca mais brutalmente os pelos, porque faz a depilação com os poros fechados. A cera morna consegue abrir os poros, relaxando a pele e diminuindo a dor e a possibilidade de pequenos machucados.
Na gravidez, a mulher tende a ficar mais sensível e isso tem reflexos na pele, que acaba precisando de mais cuidados. Assim, se alguma mamãe for mais sensível à dor nesta época, aconselha-se suspender o uso de ceras depilatórias e procurar outro método que agrade a sua pele.
Muitos médicos indicam que a gestante realize a tricotomia, que é a depilação total da região genital. Neste caso, a mulher deve conversar com o seu médico e perguntar qual o melhor método para realizar essa depilação. Se a escolha for depilação com cera, a notícia boa é que, se for iniciada a partir dos primeiros meses, os pelos existentes na região da virilha vão diminuindo até o final da gestação, assim quando chegar próximo ao parto, o pelo já vai estar mais fino e haverá menos pelos e menor dor na hora de fazer a depilação total.
Onde encontrar?
Moira Petrucci – 47 3387-3562 / 9137-3028
www.zenatelier.blogsport.com.br
E-mail: [email protected]
Rua Hermann Weege, 3040 – Centro
Pomerode – Santa Catarina