Vale do Itajaí

Defesa Civil registra mais de 100 ocorrências, em Blumenau

Número maior de ocorrências está relacionado a deslizamentos

3 de novembro de 2023

Foto: Raphael Carrasco/JP

Toda a cidade de Blumenau está em alerta máximo quanto ao risco de deslizamentos, segundo a Defesa Civil da cidade.

O mês de outubro registrou altos índices de chuva e, neste momento, mesmo que o nível do Rio Itajaí Açu já tenha atingido 7 metros, a preocupação da gestão municipal também se dá em relação aos deslizamentos de terra.

Das 102 ocorrências registradas desde quinta-feira, 02 de novembro, até a manhã desta sexta (03), 79 estão caracterizadas como deslizamentos, além de outras 14 análises de risco, que são ocorrências onde as famílias relatam risco próximo a suas residências.

A Defesa Civil de Blumenau, em live na Prefeitura, junto com o Prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, reforçou a necessidade de atenção quanto a quedas de barreira.

“O nível do rio é algo que podemos monitorar. A queda de barreira pode acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar. Nossos solos estão encharcados devido as chuvas registradas desde o mês de outubro e, nesta madrugada, também se potencializou de forma isolada”, explicam.

Na manhã desta sexta-feira, 03 de novembro, algumas quedas de barreiras já foram registradas no município. No bairro Escola Agrícola, na região da Ursa Maior, houve um grande deslizamento sobre a via e também sobre casas. Felizmente, ninguém se feriu.

A Defesa Civil efetuou o isolamento do local, visto que novos deslizamentos podem ser registrados no local devido ao solo encharcado.

Quedas de barreira também foram registradas nos bairros Velha Grande, Velha Central, Água Verde e Progresso.

Segundo o Boletim da Prefeitura de Blumenau, realizado através de uma transmissão ao vivo, Blumenau já conta com um abrigo aberto, no bairro Itoupava Norte, e uma família, com dois adultos, uma criança e um cachorro estão no local.

A projeção da Defesa Civil é de que o Rio Itajaí Açu para às 18h é de 8,90 metros e, a todos os moradores que estão na cota de até 10 metros do Rio, a orientação é de que estejam atentos e em alerta.

Notícias relacionadas

Mais Lidas