Debate entre os candidatos – Parte III
Dando continuidade ao debate eleitoral organizado pelo Jornal de Pomerode, nesta semana, os candidatos a prefeito de Pomerode, Antenor Zimermon, Paulo Pizzolatti e Rolf Nicolodelli respondem perguntas referentes ao tema “Segurança Pública”, explanam suas principais propostas na área e realizam uma rodada de perguntas e respostas entre eles.
Segurança Pública: conheça as propostas e confira o debate sobre o tema
Dando continuidade ao debate eleitoral organizado pelo Jornal de Pomerode, nesta semana, os candidatos a prefeito de Pomerode, Antenor Zimermon, Paulo Pizzolatti e Rolf Nicolodelli respondem perguntas referentes ao tema “Segurança Pública”, explanam suas principais propostas na área e realizam uma rodada de perguntas e respostas entre eles.
Na semana anterior o assunto discutido foi “Educação”, tendo grande repercussão no município. Na próxima edição, a pauta da vez será “Obras e Infraestrutura”. Não deixe de acompanhar semanalmente as duas páginas deste veículo de comunicação destinadas a promover, de forma igualitária e democrática, a divulgação do que pensam os candidatos que concorrem à Administração de nossa cidade.
O Jornal de Pomerode reforça que, conforme regulamento criado, os partidos têm prazos a serem cumpridos e caso ocorra, em uma das rodadas de debates promovidas até a semana que antecede ao pleito, o descumprimento dos mesmos, a matéria será veiculada mesmo assim, com o espaço em branco que seria ocupado pelo partido em questão.
O debate promovido pelo Jornal de Pomerode apresenta as demandas que são apresentadas pela sociedade. Demonstra e registra ainda os compromissos firmados pelos candidatos e seus partidos, indicando o futuro que terá Pomerode nos próximos quatro anos. Confira então, na sequência, as prioridades voltadas à Segurança Pública.
O Jornal de Pomerode pergunta: Índices revelam que a criminalidade aumentou em todo o Vale do Itajaí, inclusive em Pomerode. Em sua administração, quais medidas serão adotadas para combater esta estatística?
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): A segurança pública é obrigação do Estado, e assim cumprirei o meu papel de prefeito exigindo do governador que assuma as suas responsabilidades, cobrando mais policiais para a nossa cidade, pois não é criando uma secretaria ou diretoria que se resolve o problema da criminalidade. Não é a partir de uma sala com ambiente climatizado que se combaterá o aumento da criminalidade, e muito menos com mais cargos de confiança.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Nós já adotamos medidas, realizamos processo de desapropriação de área para a construção e instalação de um novo Pelotão da Polícia Militar tendente à transformação em Companhia, desapropriamos dois imóveis ao lado da Delegacia de Polícia Civil, visando o aumento de sua estrutura, permitindo a possibilidade da expedição de carteiras de motorista em Pomerode. O convênio assinado com a Secretaria de Segurança para instalação de 10 câmeras a partir de janeiro de 2013, denominado de “Projeto Bem-Te-Vi”.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Para combater os índices de criminalidade em Pomerode, faremos nova regulamentação referente aos Agentes de Trânsito, ficando estes responsáveis pelo trânsito em todo o perímetro urbano, atendendo as ocorrências de acidentes, liberando a Polícia Militar e fazendo convênios com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, dando mais autonomia e agilidade à Polícia Militar.
O Jornal de Pomerode pergunta: É notória a falta de efetivo policial em nossa cidade. O que você faria para que os efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil recebam reforços, mesmo sendo esta uma decisão do governo estadual e federal?
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): O prefeito precisa cumprir as suas obrigações e, portanto, exigir do governador mais respeito com a nossa cidade. Precisamos de mais efetivo policial para que a polícia possa estar nas ruas assegurando mais segurança para a nossa população. Sou o prefeito que Pomerode precisa e o povo quer ter, pois vou lutar, pressionar, cobrar, exigir do governador que mande mais policiais para Pomerode.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Realizamos várias reuniões com a Secretaria de Segurança Pública exigindo o aumento de efetivo, ao passo que atualmente a Prefeitura de Pomerode disponibiliza combustível, viatura e equipamentos, mantendo o bom relacionamento com a Polícia Civil e Militar, para tanto, conforme nossas reivindicações até o final do ano Pomerode será agraciada com a vinda de policiais para reforçar o efeito local.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Conforme Audiência Pública realizada no município com representantes da área da segurança do Estado, nas quais estes colocaram as dificuldades em relação à falta de efetivo, não só em Pomerode, mas em todo o Vale do Itajaí, é notório que nossa Coligação, sendo formada por partidos que administram o Estado, que juntamente com nossos representantes estaduais e federais firmaremos parcerias entre estado e município para melhoria da segurança pública.
O Jornal de Pomerode pergunta: Uma das grandes preocupações referente à Segurança Pública é o aumento do consumo de drogas, pois sabe-se que o mesmo está diretamente associado a condutas delituosas e práticas criminosas. Mesmo também sendo um assunto atrelado à Saúde, quais são suas propostas para combater o consumo de drogas em nossa cidade?
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): O combate ao consumo de drogas tem várias faces, sendo que a repreensão ao tráfico cabe ao governo do Estado, através da polícia. Nós temos a missão de, através de políticas públicas, afastar os jovens das drogas e assim precisamos intensificar campanhas de conscientização, bem como criar e aproveitar melhor os espaços esportivos e de lazer, e na saúde, ter uma política de recuperação para os usuários.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Hoje realizamos prevenção com a criação da Secretaria de Assistência Social anteriormente inexistente, o CAPS, que presta apoio psicológico buscando reinserir o usuário na sociedade; a valorização do Conselho Tutelar que, e precipuamente o apoio pedagógico nas Escolas Municipais, pois com qualidade na Educação afastamos as crianças e adolescentes das drogas.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Quanto ao consumo de drogas em nossa cidade, não só problema de Pomerode mas do mundo todo, vamos investir na conscientização nas unidades escolares no município, bem como implantar programas de prevenção na área do esporte, da cultura, do artesanato, visando dar uma ocupação sadia aos nossos jovens, inclusive com bom programas para o turno integral nas escolas.
O Jornal de Pomerode pergunta: Qual a sua opinião sobre a instalação de uma UPA (Unidade Prisional Avançada) no município de Pomerode?
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): Construir mais um prédio é totalmente descabido, pois vai gerar custos desnecessários. Já temos várias unidade prisionais nas cidades vizinhas que tranquilamente podem ser ampliadas e melhoradas, e assim receber os que cometeram delitos e que residem em nossa cidade, sem a necessidade de se criar novas estruturas administrativas. Já basta o dinheiro que o governo do Estado desperdiça com as Secretarias Regionais.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Nós somos contrários à instalação de presídio ou Unidade Prisional Avançada em Pomerode. Esta é uma decisão muito importante e deve ser avaliada pelos conselhos e pela população. Respeitaremos a manifestação da maioria.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Nossa coligação é democrática e como o próprio nome diz: “A Força do Povo Muda Pomerode”, vamos fazer o que determina a Lei Orgânica do nosso município em seu Art. 72, vamos ouvir o povo através de um plebiscito, nada vamos impor, mas vamos acatar a opinião dos nossos munícipes referente à implantação de uma UPA (Unidade Prisional Avançada) em nosso município.
Apresentação de três propostas para a Segurança Pública
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): 1) A segurança pública é obrigação do Estado. Junto com os demais prefeitos eleitos nas cidades vizinhas vou cumprir o meu papel de prefeito e exigir do governador mais policiais para todo o Vale do Itajaí e, especialmente, para Pomerode, para que, com mais efetivo na rua, possamos melhorar a segurança. Cada um que cumpra o seu papel e o governador que cumpra o seu, afinal foi eleito para isto.
2) O combate ao consumo de drogas através da repreensão ao tráfico cabe à polícia. O nosso governo tem o compromisso de, através de políticas públicas, afastar os jovens das drogas, intensificando as campanhas de conscientização em todos os espaços públicos, bem como criando e aproveitando melhor os espaços esportivos e de lazer, tendo ações positivas para os jovens.
3) No nosso governo vamos criar uma guarda de trânsito com poderes plenos para atuação, fazendo concurso público para os agentes, dotando-os das competências necessárias para todas as questões relacionadas ao trânsito, liberando assim o efetivo da Polícia Militar para atuar nas questões atinentes à segurança das pessoas, possibilitando ter mais efetivo nas ruas.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: 1) Instalação de Câmeras de Vigilância para o monitoramento de áreas centrais, imóveis públicos e pontos estabelecidos pela PM e Polícia Civil, através de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de SC e com a possibilidade de ampliação, com a disponibilização de mais câmeras cedidas por empresas ou entidades integradas ao Centro de Controle .
2) Doação de área para a instalação de uma Companhia da Polícia Militar em Pomerode e ampliação da estrutura física da Polícia Civil para a realização da Carteira de Habilitação totalmente em Pomerode.
3) Aumento do efetivo dos Agentes de Trânsito, priorizando as ações da PM para policiamento ostensivo.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: 1) Alterar e aperfeiçoar a lei que criou os guardas de trânsito, criando os agentes de trânsito, que além de atuarem no trânsito também auxiliarão na orientação de alunos nas escolas, auxiliando a Polícia Militar nas suas tarefas.
2) Apesar da Câmara de Vereadores ter devolvido recursos na ordem de R$ 300 mil para a instalação de Câmeras de Segurança, este trabalho não foi executado, portanto cabe-nos assumir essa tarefa e vamos instalar câmeras de vigilância em todas as regiões do município de Pomerode para trabalhar de forma preventiva trazendo mais segurança para o cidadão.
3) Conforme resposta dada na questão 2 do Jornal, cabe-nos reforçar a parceria com o governo do estado em relação ao aumento do efetivo policial tanto militar como civil para a cidade de Pomerode. Porém, é necessário que esse problema seja discutido também de forma regional, para que não ocorra a migração da violência que atormenta as nossas famílias.
Os candidatos perguntam
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): No plano de governo, registrado na Justiça Eleitoral, o Sr. afirma que irá ampliar os cargos de confiança, com a criação de cargos (secretaria/diretoria) para a área de segurança pública. Sabendo que a segurança pública é de responsabilidade do Governo Estadual e considerando que este é composto pelos partidos que são também da sua aliança, o Sr. acredita que a criação de mais cargos é a melhor solução?
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: A segurança pública pela Constituição é responsabilidade do Estado, porém não iremos ficar parados, ou seja, a inaptidão de alguns não ofusca a nossa busca por soluções para a segurança dos cidadãos pomerodenses, para tanto, esta Diretoria estará voltada para desenvoltura de políticas e projetos que proporcionem a segurança e a defesa comunitária, coordenando, planejando e desenvolvendo, a exemplo do que vem ocorrendo em vários municípios catarinenses.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Na Justiça Eleitoral deixamos bem claro a criação da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, pois segurança pública é de uma amplitude muito maior, pois envolve trânsito, defesa civil, combate às drogas, violência urbana, etc. Portanto é necessário trabalho de parceria entre Polícia Militar e Administração Municipal. Isto não implica em inchaço da máquina, pois faremos toda a reestruturação administrativa reduzindo cargos em todas as pastas.
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): Como o Sr. avalia o tratamento dado pelos governadores do Estado, para a questão da segurança pública para a nossa cidade na última década, sabendo que os índices de criminalidade têm aumentado, o número de policiais diminuído e que todos os segmentos da sociedade civil vêm, constantemente, demonstrando a sua insatisfação, reivindicando soluções eficientes para preservar vidas e aumentar a segurança?
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: A falta de segurança aflige todo o Brasil, porém, a Prefeitura disponibiliza viaturas, equipamentos e combustível para polícia civil e militar, formalizando uma parceria; e otimizando o trabalho de investigação e policiamento ostensivo. Reivindicamos de forma insistente, à Secretaria de Segurança e ao Comando da PM o aumento do efetivo. Fomos atendidos com 3 novos PM´s e o compromisso de mais 2 até o final do ano.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: A questão da segurança é um problema antigo, por isso a Coligação A Força do Povo Muda Pomerode, vai criar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, temos um projeto o qual será apresentado ao Estado com o qual resolveremos inúmeros problemas. Já foi de nossa iniciativa a Audiência Pública na Câmara Municipal referente à Segurança Pública e existe o compromisso por parte do Governo do Estado no aumento do efetivo para Pomerode.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Nas ocorrências de delitos de menor gravidade, cometidos em Pomerode, a Polícia Militar tem realizado as prisões e encaminhado os suspeitos para o Presídio Regional de Blumenau. Desta forma, são colocados no mesmo espaço com pessoas que cometeram crimes de alta periculosidade. O que o Senhor fará para resolver esta situação?
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): Primeiro devo registrar que esse problema não é de agora e o Sr. já é prefeito há 04 anos e assim já deveria ter resolvido o problema, mas nada fez. A segurança pública é obrigação do Estado, e assim cumprirei o meu papel de prefeito exigindo do governador soluções, para que disponibilize espaços adequados no Presídio ou em qualquer unidade prisional para os que cometeram delitos de menor potencial.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Em diversas oportunidades o senhor se manifestou pelos órgãos de imprensa que é favorável à instalação da Unidade Prisional Avançada(UPA) em Pomerode, a nossa manifestação é clara a respeito, pois esta é uma questão polêmica e todas as questões polêmicas no nosso governo passarão por consulta popular, conforme determina o Art. 72 da Lei Orgânica Municipal.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Qual a sua opinião sobre a Lei intitulada “Toque de Acolher” aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores?
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): A lei aprovada é inconstitucional, conforme a Justiça brasileira já decidiu, e por isto votei e sou contra à lei, já que a solução não é obstar direitos. O que é estranho é que o Sr. foi à rádio falar que era contra a lei, e que era inconstitucional e depois somente vetou parte da mesma. Todas as autoridades do setor que foram ouvidas são contra a lei e cabe ao prefeito ter ações positivas em favor dos jovens e é isto que eu vou fazer.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Este Projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores na sessão do dia 07 de maio de 2012, encaminhado para a sanção no dia 08/05, foi vetado parcialmente, reencaminhado à Câmara, os vetos foram derrubados e desconhecemos a sua promulgação. Mais um Projeto polêmico onde não ocorreu Audiência Pública e na terceira conferência do CMDCA diversas entidades se manifestaram contrárias. Cabe ouvir a comunidade sobre assunto tão polêmico.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Como você vê a questão das câmeras de vigilância, pois ocorreu devolução de recursos por parte da Câmara Municipal de Vereadores (aprovada por todos os vereadores) e as mesmas não foram instaladas em benefício da segurança da nossa cidade.
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): Todos os meios que asseguram a segurança da população devem ser bem aplicados, e cabe ao prefeito exigir do governador do Estado as medidas necessárias, pois não é criando uma secretaria ou diretoria que se resolve o problema da criminalidade. Por isto eu vou cobrar do governador as soluções, já que o seu partido e o do seu vice, já estão no governo há quase dez anos e muito pouco fizeram pela segurança pública.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Os valores repassados pela Câmara encontram-se reservados para custear 50% das despesas da instalação de 10 câmeras de vigilância em Pomerode, através do Projeto BEM-TE-VI, oferecido pela Secretaria de Segurança Pública de SC, que PAGARÁ os 50% restantes. O convênio será assinado até o final do ano e a instalação está prevista para janeiro de 2013. O Centro de Monitoramento ficará sob responsabilidade da Polícia Civil e Militar. Através desta parceria diminuímos os custos para 1/3 do previsto.
Rolf Nicolodelli – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Coligação PMDB – PSD: Sabendo que a droga é um dos maiores geradores da violência direta, atormenta a nossa cidade e as nossas famílias, que ações seu governo tomará para amenizar este grave problema social?
Antenor Zimermon – Partido dos Trabalhadores (PT): O combate às drogas deve ser feito com a repreensão ao tráfico, o que cabe ao governo do Estado, através da polícia. Nós vamos, através de políticas públicas, afastar os jovens das drogas e assim precisamos intensificar campanhas de conscientização, bem como criar e aproveitar melhor os espaços esportivos e de lazer. Pomerode precisa de um prefeito com ações positivas e não de prefeito que vai criar mais cargos.
Paulo Maurício Pizzolatti – Partido Progressista (PP) – Coligação PP – PSDB – PRB – PTB – DEM – PV: Nossa administração já realiza esta política de prevenção, ao passo que criamos a Secretaria de Assistência Social, construímos o Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, que se constitui em referência de estrutura do Vale do Itajaí, realizando trabalho de prevenção e acompanhamento de jovens, famílias, fazendo o acompanhamento clínico e a reinserção social de pessoa com problemas, possibilitando a reintegração dos laços familiares e comunitários.