Cuidando da água dos pomerodenses
.Responsável pela captação, tratamento e distribuição de água potável em Pomerode, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento (Samae) é uma autarquia municipal. Foi criado pela Lei nº 116, de 08 de agosto de 1966.
Responsável pela captação, tratamento e distribuição de água potável em Pomerode, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento (Samae) é uma autarquia municipal. Foi criado pela Lei nº 116, de 08 de agosto de 1966.Localizado à Avenida 21 de Janeiro, 1725, o Samae é dirigido por Jorge Hoge. Até dezembro de 1998, foi administrado pela Fundação Nacional de Saúde e atualmente, está nas mãos do Executivo.
O serviço dispõe de duas Estações de Tratamento (ETA): a ETA I, localizada na Rua Heirich Passold, no Centro; e a ETA II, situada à Rua Progresso, em Testo Alto. A ETA I é responsável por 40% da água distribuída no município. Abastece 50% do Centro da cidade e os bairros Testo Central, Ribeirão Souto, Ribeirão Luebke, Ribeirão Herdt, Ribeirão Clara, Vale do Selke Pequeno e Vale do Selke Grande. É o sistema mais antigo, em funcionamento, desde 1966, produzindo hoje em média 14 litros por segundo de água tratada.
Em 1991, entrou em operação a ETA II. A base do sistema de tratamento da água é por clarificadores de contato. A captação, feita junto à estação, retira a água do Rio do Testo e a transfere através de quatro bombas de grande porte.
O Samae também gerencia o sistema de Coleta Seletiva em Pomerode, sendo possível separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso quer dizer que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando a gerar empregos e lucro.
Com o funcionamento do Sistema de Coleta Seletiva o município é capaz de reduzir o volume diário de lixo, aumentando a vida útil do aterro sanitário, bem como economizar energia, poupando recursos naturais.