Geral

Cruz de Malta: 42 anos de história

O Grêmio Esportivo Cruz de Malta é um clube que enobrece e fortalece o esporte amador da região.

4 de setembro de 2003


Uma comunidade de descendência alemã, que sempre teve grande aptidão pelo esporte, fundou, em 1915, na localidade de Rio Cerro, a 2ª Sociedade de TIro de Jaraguá do Sul, o “Schützenverein”. Esta sociedade iniciou na casa dos irmãos Mathias, indo instalar-se, posteriormente, no salão de Wili Voigt. Em 1945, foi inaugurada a sede própria, hoje denominada Salão Barg.


Na década de 30, começaram a surgir o primeiros campos de futebol, chamado de “campos de pelada”. O primeiro campo surgiu na propriedade da família Eischtaedt e após, na propriedade da família Boeder, onde fica atualmente o Estádio Eurico Duwe.


Como nasceu o GE Cruz de Malta


Em Maio de 1961, o sr. Eugênio Müller (já falecido) e o sr. Ademar Duwe tiveram a idéia de estruturar um clube de futebol, com instalações próprias. Foi, então providenciado um campo, através de Eurico Duwe, que prontamente atendeu o pedido. Como não possuía recursos próprios, a agremiação recorreu ao presidente da Sociedade Recreativa Rio da Luz, que, por sua vez, encaminhou o pedido ao tesoureiro, sr. Hugo Bruch. Foi viabilizado um empréstimo de Cr$ 15.000,00 para o início das atividades esportivas.


Mas ainda faltava um nome para o clube. Diversas idéias surgiram, até que o sr. Eugênio Strebe, jogador do Botafogo da Barra, sugeriu o nome de Grêmio Esportivo Cruz de Malta, o que foi prontamente aceito.


No dia 27/08/1961, houve o festival de inauguração do GE Cruz de Malta, com a presença de um grande público, de Jaraguá do Sul e região. A primeira partida ocorreu entre Cruz de Malta e Amizade, de Três Rios. O placar terminou em 4 a 2 para o Amizade. Com a renda do festival, foi devolvido o empréstimo inicial.


Em 1991, foi inaugurado o novo estádio com arquibancada coberta, denominado Estádio Eurico Duwe. Na ocasião, foi realizado um jogo festivo entre Criciúma e Juventus, de Jaraguá do Sul. Um público de 3400 pagantes prestigiou o espetáculo.


A trajetória do Cruz de Malta inclui muitos títulos, entre eles: Bi-campeão de Sêniors, Bi-campeão de Juniores, Campeão da Taça Suburbana, Pentacampeão da 1ª Divisão da Liga Jaraguaense e Campeão dos Aspirantes da Taça Pomerode 2002.


No último sábado, dia 30/08, mais um troféu veio engrandecer a história deste clube. O vice-campeonato dos aspirantes da Taça Pomerode 2003 vem provar que o Grêmio Esportivo Cruz de Malta é um clube que enobrece e fortalece o esporte amador da região. Parabéns ao Cruz de Malta pelos seus 42 anos de glória.

Notícias relacionadas