Geral

Continuação Do Projeto

E.B.M. Olavo Bilac

24 de junho de 2009

E.B.M. Olavo Bilac

Como já foi publicado no Jornal de Pomerode, a nossa escola, especificamente os alunos dos 6º anos, estão desenvolvendo o projeto “Morro Acima”.
 No dia 20 de março, a turma do 6º ano A começou com a continuação do “Morro Acima”. Discutiram sobre a relação meio ambiente X qualidade de vida, boa alimentação, e o aproveitamento da terra para nossa sobrevivência, de forma adequada. Depois a professora foi entrando no assunto de cultivo da terra, composição do solo adequado para horta, importância desse hábito em nossas vidas. Após terminar, eles se deslocaram para a horta de nossa escola, juntamente com a professora de Ciências, Cristina T. de Oliveira, com o tecnólogo, Marcos A. Reiter, e com a merendeira, Alida. Lá, os alunos começaram a plantar algumas mudinhas de alface, brócolis, repolho, nabo e beterraba, com a ajuda dos responsáveis.
 Além de ser muito saudável, este projeto incentiva a diminuir a utilização de agrotóxicos nas plantações, e ajuda a ver como é formado o solo da região, ao qual foi misturado adubo. Com esse conhecimento, os alunos puderam plantar os vegetais adequados.
De acordo com os alunos, foi muito interessante participar da horta. E agora, todos os dias, durante o recreio, o “ajudante do dia” tem a responsabilidade de ir molhar as mudinhas.
“Inicialmente tivemos nojo de mexer na terra, pois nós não queríamos nos sujar, mas depois o nojo passou e ficou muito divertido, tornando a atividade um momento muito agradável”, relata a aluna Camila de Oliveira Lanor, do 6º ano A.
“Acho muito interessante os alunos poderem cuidar de sua própria horta, porque leva eles para mais perto da natureza e muitos também não têm acesso a alimentos tão puros, a não ser na escola.”, relata a jornalista mirim Andressa Rafaela Raduenz.

Notícias relacionadas