Contabilistas comemoram o seu dia
Lidar com números, planilhas e termos técnicos não é para qualquer um. Dentre estas pessoas que fazem desta rotina o seu sustento, está o Contabilista, que comemorou o seu dia em 25 de abril. Passando por uma grande evolução nos últimos anos, a profissão vem ganhando grande destaque dentro das empresas, uma vez que o profissional passou de um simples controlador para um consultor.
Lidar com números, planilhas e termos técnicos não é para qualquer um. Dentre estas pessoas que fazem desta rotina o seu sustento, está o Contabilista, que comemorou o seu dia em 25 de abril.
Passando por uma grande evolução nos últimos anos, a profissão vem ganhando grande destaque dentro das empresas, uma vez que o profissional passou de um simples controlador para um consultor. Desde 2005, quando a era digital passou a fazer parte do nosso dia-a-dia, nossas atribuições também se tornaram mais complexas. Hoje em dia, temos uma participação mais ativa dentro das empresas, pois cada detalhe a ser analisado é fundamental para a redução de custos e de impostos. Em muitos casos, até mesmo a nossa opinião na forma de administrar o empreendimento também colabora para este objetivo, ressalta Rodrigo Hasse, 27 anos, técnico e bacharel em Ciências Contábeis.
Segundo ele, o mercado está bastante competitivo, mas ainda há espaço para os bons profissionais. Aqueles que se adequarem a esta nova realidade terão o seu valor reconhecido. Felizmente, em Pomerode, o empresariado busca este tipo de profissional qualificado, que traz a solidez para sua empresa.
Vivenciando o mundo da contabilidade desde pequeno, Rodrigo diz que cresceu em meio a papéis e arquivos, influenciado pelo seu avô, Elfonso Hasse, um dos pioneiros da contabilidade em Pomerode, ao lado de Hans Garbe. Aos 16 anos, iniciei no setor operacional, depois fui para a contabilidade, setor fiscal e administrativo. Hoje, estou administrando a empresa, em virtude do falecimento do meu avô, que começou todo esse processo. Sinto-me realizado, pois vivenciei grandes momentos aqui dentro e estou continuando o que minha família iniciou, conta.
Rodrigo parabeniza a todos os seus colegas pela passagem da data. Quero desejar os parabéns a todos os contabilistas de Pomerode e região. Tenho certeza da luta de todos para o engrandecimento da classe, por isso, nada mais justo que comemorarmos. O profissionalismo existente em Pomerode é fruto de muita dedicação e o empresariado de nossa cidade merece que a gente continue contribuindo para o progresso, finaliza.
A ORIGEM – Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro. Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.
O criador do Dia do Contabilista nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930. Foi guarda-livros, chefe de escritório e da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado, uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife.
Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. Em 1914, a convite do então ministro Rivadávia Corrêa, esteve, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, na época capital da República, onde tomou parte da Comissão escolhida para estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional.
No ano seguinte, João de Lyra Tavares foi eleito Senador pelo Rio Grande do Norte, cargo que ocupou até o fim de sua vida. No Senado, foi membro eminente da Comissão de Finanças e sempre ressaltou os benefícios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores públicos.