Geral

Conselho Tutelar realiza encontro com candidatos

Durante a tarde dos dias 10, 11 e 12 de setembro, o Conselho Tutelar de Pomerode reuniu os candidatos a prefeito de Pomerode, separadamente, para que eles pudessem expor suas propostas e ações em relação às crianças e adolescentes. Além desta discussão, o Conselho Tutelar também elaborou um documento com as principais necessidades, avaliadas por eles, sobre o tema.

1 de junho de 2015

Durante a tarde dos dias 10, 11 e 12 de setembro, o Conselho Tutelar de Pomerode reuniu os candidatos a prefeito de Pomerode, separadamente, para que eles pudessem expor suas propostas e ações em relação às crianças e adolescentes.
Além desta discussão, o Conselho Tutelar também elaborou um documento com as principais necessidades, avaliadas por eles, sobre o tema. O intuito da reunião foi conhecer as políticas públicas que serão adotadas por cada um dos candidatos, se eleito, nesta área que necessita de atenção.
O Conselho Tutelar de Pomerode elaborou um documento com as principais necessidades, vistas por eles, em diversas áreas. O primeiro tema abordado foi Educação. Neste quesito, o Conselho afirma ser procurado por diversos pais para conseguir vagas nas creches municipais, além da questão de crianças maiores de seis anos que não devem sair das creches e ingressar em escolas. Com isso, a questão do contraturno escolar volta a ser pauta.
Outro ponto abordado foi a questão do Esporte e Lazer, onde a solicitação ficou em atividades de lazer para a juventude, com acesso aos espaços que promovem a prática de esportes nos finais de semana. Na área da Saúde, o fortalecimento dos programas CRAS e CREAS foi solicitado. Além desta, a descentralização dos serviços da saúde para o Conselho que atende, atualmente, cerca de 700 encaminhamentos mensais.
A capacitação dos membros do Conselho Tutelar é necessária e fundamental, pois é um direito do conselheiro e uma obrigação do poder público. É preciso ter conhecimento para que, de fato, os direitos de nossas crianças e adolescentes sejam garantidos.
Ainda no documento, o Conselho Tutelar explica a diferença de atribuições entre a instituição e o CMDCA, onde os Conselhos de Direitos são os órgãos que devem atuar na formulação e no controle da execução das políticas sociais que asseguram os direitos das crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar atua no atendimento de casos concretos, de ameaça ou de violação desses direitos. Não existe subordinação por parte de nenhum conselho ao outro. Há uma relação de parceria, onde o trabalho conjunto dessas duas instâncias de promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos são fundamentais para a efetiva formulação e execução da política de atendimento.

Antenor Zimermon
Na tarde de segunda-feira, dia 10 de setembro, o primeiro candidato que participou deste encontro foi Antenor Zimermon e seu vice, Klaus Lieskow. O candidato falou de suas propostas e afirmou que é necessário dar estrutura ao Conselho. Além disso, disse que se faz necessária a estrutura familiar. “É preciso dar mais saúde, lazer e cultura para as famílias”, completou. Além de comentar as ações, Antenor também falou sobre o contraturno escolar em todas as escolas do município, com o intuito de evitar que os filhos fiquem à mercê de más influências e encerrou suas propostas falando da participação da comunidade em suas ações e decisões.
Em relação ao trabalho realizado pelo Conselho Tutelar, o candidato disse haver necessidade de ouvir os pedidos do Conselho, dar estrutura e estar presente sempre. A questão do aperfeiçoamento e aumento da carga horária para melhor atender a comunidade também faz parte do seu plano de governo. Por fim, Antenor comentou a questão do Toque de Acolher e a participação que o Conselho em funções noturnas: ” é uma situação de risco, em que os profissionais do Conselho não foram preparados para certas situações, além disso, não é tirando direitos que iremos mudar”.

Rolf Nicolodelli
Na tarde de terça-feira, dia 11 de setembro, foi a vez do candidato Rolf Nocolodelli, participar do encontro. No entanto, o candidato não compareceu e remarcou a sua reunião para semana que vem, com data a ser definida.

Paulo Pizzolatti
Dando continuidade aos encontros, o candidato Paulo Pizzolatti, junto com seu vice, Ércio Kriek, estiveram presentes na sede do Conselho Tutelar na tarde de quarta-feira, dia 12 de setembro. O candidato falou sobre as ações já realizadas, como a criação de 500 vagas nas creches, o contraturno escolar e a escola bilíngue. “Além de nossas ações concretizadas, ainda queremos construir uma quadra coberta em cada escola e fazer investimentos em relação ao material eletrônico. Atualmente, cerca de 30% do orçamento municipal é investido em educação”, afirmou Paulo.
Quanto ao lazer, o candidato esclareceu que as escolas disponibilizam seus espaços, sendo necessário apenas um responsável para a reserva do espaço. “Queremos viabilizar um centro municipal de esportes, com áreas de lazer e diversão em cada bairro”, completa. Em relação à saúde, o candidato pretende criar dois novos postos de saúde, em Testo Alto e Testo Rega, para realizar mais agendamentos de consultas. Quanto as capacitações, o candidato afirmou dar continuidade às que já estão sendo feitas e avaliar a questão do aumento da carga horária. Outro ponto foi incluir no orçamento verba apenas para as crianças.

Notícias relacionadas