Vale do Itajaí

Confira como estão as barragens no Vale do Itajaí na tarde desta quinta, 12 de outubro

Barragens em Taió e Ituporanga estão acima da capacidade máxima. Em José Boiteux, nível está pouco acima dos 70%

12 de outubro de 2023

Foto: Defesa Civil SC

Desde a semana passada, as barragens no Vale do Itajaí estão sendo monitoradas e fechadas para conter o impacto das cheias devido ao alto volume de chuvas registrado em toda a região.

Nesta quinta-feira, 12 de outubro, as sete comportas das barragens de Taió, cinco de Ituporanga e duas de José Boiteux estão fechadas.

A medição das 14h de hoje da Defesa Civil aponta que a Barragem Sul, em Ituporanga, está com 124,09% da capacidade do reservatório. Com montante atual de 33.47 metros, a barragem está vertendo 2,47 metros.

Já a Barragem Oeste, localizada em Taió, está com 113,01% de sua ocupação. Ou seja, possui um montante de 24,68 metros e está vertendo 1,38 metro.

Em José Boiteux, a barragem chegou a 72,17%, com um montante de 39,30 metros.

Barragens no Vale do Itajaí

As barragens de Ituporanga e Taió foram fechadas na semana passada e no domingo, dia 08 de outubro, começaram a verter. Na quarta-feira, 11 de outubro, as comportas estavam sendo abertas. Mas na manhã desta quinta todas foram novamente fechadas.

Em Taió, cinco comportas foram abertas para diminuir o nível do reservatório na quarta pela manhã. À noite, foram fechadas novamente. A barragem suporta um volume de 100 milhões de metros cúbicos de água.

Em Ituporanga, o reservatório suporta 110 milhões de metros cúbicos de águas e todas as cinco comportas permanecem fechadas nesta quinta.

No domingo, dia 08 de outubro, após um confronto com alguns integrantes do povo Xokleng, as duas comportas de José Boiteux foram fechadas. Esta, que é a maior contenção de cheias do estado e tem impacto direto no nível do Rio Itajaí-Açú, consegue armazenar até 357 milhões de metros cúbicos de água, também foi a última a ser fechada.

Notícias relacionadas

Mais Lidas