Geral

Comunidade e Polícia Militar: unidos com um só objetivo

Uma cidade com segurança pública deixa seus habitantes mais tranquilos. Aqui, em Pomerode, o trabalho da Polícia Militar vem ganhando cada vez mais elogios e apoio da comunidade, pela sua eficiência, campanhas e projetos que visam a proteção do cidadão pomerodense

1 de abril de 2019

Uma cidade com segurança pública deixa seus habitantes mais tranquilos. Aqui, em Pomerode, o trabalho da Polícia Militar vem ganhando cada vez mais elogios e apoio da comunidade, pela sua eficiência, campanhas e projetos que visam a proteção do cidadão pomerodense.

E, nesta semana, isto ficou bem evidenciado, após uma publicação no perfil da Polícia Militar de Pomerode, no Facebook. A policial Sheila Maria dos Anjos aproveitou a 11ªOsterfest para tirar uma foto junto com o seu filho, João, em frente ao Ovo Gigante, nova atração da festa. 

Porém, a foto possui um significado, além da bela imagem registrada. Na legenda, há os dizeres “Ensine seu filho que a Polícia não prende criança, muito menos assusta, a Polícia protege”. A mensagem tem como objetivo a mostrar para os jovens, a importância do trabalho da polícia e sua atuação na cidade. 

De acordo com o Tenente do Pelotão de Pomerode, Fabio Verdasca de Luca, a campanha foi bem recebida pela comunidade, já que a publicação da foto, no Facebook, possui mais de 1,5 mil reações e quase 575 compartilhamentos. O deputado estadual Ricardo Alba, do PSL, também compartilhou a imagem em suas redes sociais, assim como, o Jornal de Pomerode.

“O objetivo dessa mensagem é passar aos pais que a polícia não foi feita para assustar as crianças, e sim, protegê-las, sempre pensando no bem das mesmas, para que nada de ruim possa acontecer com elas. Quando a criança ouve de seus pais que a polícia está ali para proteger você, fica ali o aprendizado e ela pode levar para o resto da vida. Hoje em dia, as crianças se divertem com os super-heróis de histórias em quadrinhos, mas porque não mostrar a elas que um policial, bombeiro, ou outros, também pode ser um desses heróis? Por isso, a mensagem possui essa importância”, comenta.

De Luca também fala sobre o retorno da comunidade através do perfil da PM de Pomerode, no Facebook.

“Nós divulgamos para a imprensa as nossas operações, abordagens e etc. Porém, é importante ter um canal de comunicação próprio, para que a própria comunidade veja o nosso trabalho, o que está sendo feito em relação à segurança, em Pomerode. Além disso, o retorno dos pomerodenses é muito positivo, haja visto em nossas publicações, que possuem várias interações”, relata.

A PM de Pomerode possui outros projetos que são apoiados pela comunidade local. Um deles, é a Rede de Vizinhos, que objetiva uma troca de informações entre os residentes de um determinado bairro ou rua, a fim de prevenir crimes. Logo mais, ttambém será colocado em prática o projeto Comércio Seguro, que possui o mesmo objetivo da Rede de Vizinhos, porém, focado na troca de informações entre os comerciantes.

 Além disso, rondas pela cidade são realizadas a todo momento, trazendo um ar de tranquilidade aos pomerodenses e mantendo a cidade como uma das referências de segurança pública no Estado e, até mesmo, do País. 

Diminuição de crimes

Comparado ao ano de 2017 e tendo como base a extração de dados da própria Polícia Militar, observou-se a redução de 17 % dos furtos e 55% dos roubos em Pomerode no ano seguinte. No que se refere à posse de drogas, por exemplo, o aumento do número de boletins de ocorrência realizados significa um maior desempenho por parte da guarnições PM, tendo em vista que a viatura geralmente não é acionada nestes casos, e sim, se depara com a situação através de abordagens veiculares e pessoais.

Em relação às ocorrências da Lei Maria da Penha, o aumento dos registros significa que as vítimas sentem-se encorajadas em denunciar, acreditando nos Órgãos Públicos que realizam a persecução penal do agressor.

A Polícia Militar, além de atuar no atendimento da ocorrência, nestes casos, também aplica, através do Projeto Rede Catarina, visitas periódicas a estas mulheres e realiza contato com os agressores, a fim de instruí-los sobre a medida protetiva, uma pareceria com o Poder Judiciário, que vem gerando resultados positivos.

A Polícia Militar de Santa Catarina, utiliza-se do BI (Business Intelligence), sistema que colhe dados advindos dos boletins de ocorrências lavrados e os transforma em informações, para a melhoria da atuação da instituição na redução de crimes. 

Através da consulta a esta tecnologia, que auxilia na tomada de decisões, é possível monitorar a forma de policiamento que está sendo realizada no município, e assim, adequar as necessidades locais.

Notícias relacionadas