- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Como é rico e belo o nosso ?Rio Do Testo?
E.B.M. Prof. Vidal Ferreira
E.B.M. Prof. Vidal Ferreira
Nas aulas da disciplina de História estamos estudando sobre o porquê da imigração alemã Santa Catarina e para o Vale do Itajaí, principalmente a região onde se situa o município de Pomerode. Aprendemos que este fato ocorreu devido a várias questões políticas e econômicas acontecidas na Europa no século XIX.
Antes dos imigrantes pomeramos chegarem em nossa cidade tiveram de se hospedar no município de Blumenau, esperando a separação dos lotes para distribuição aos que aqui chegaram. Os primeiros lotes distribuídos foram as terras ao longo do Rio do Testo.
As comunidades se formavam a partir da construção da igreja luterana, clube de caça e tiro e escola. Somadas a essas construções encontravam-se as famosas “vendas”, que era o local onde a comunidade adquiria os alimentos, tecidos e demais itens de maior necessidade da época.
Da herança cultural desse primeiro imigrante que chegou ao Rio do Testo, nome conferido a Pomerode, podemos destacar a língua alemã e a arquitetura enxaimel, além do destaque a culinária, que é famosa até os dias atuais.
Enquanto estudantes, temos a oportunidade para fortalecer e fundamentar os conhecimentos referente a nossa cultura. E na preparação para o futuro, quem sabe um de nós se envolva com o turismo e transforme os conhecimentos adquiridos nos bancos escolares num modo de subsistência. Quem sabe?