Geral

Como conviver com a falta de estrutura para deficientes?

E.B.M. Olavo Bilac

23 de julho de 2009

E.B.M. Olavo Bilac

Já sabemos que nos últimos anos foram feitas obras nas ruas e calçadas, para melhorar a vida e a locomoção de pessoas portadoras de deficiência. Porém, as mudanças foram poucas e há lugares como escolas, supermercados e outros estabelecimentos que também devem ser modificados.
Isso prejudica e muito a vida dessas pessoas, como por exemplo: uma criança que por algum motivo necessita da cadeira de rodas ou outro equipamento. Como ela poderá ir até a sua sala se o único acesso a ela é uma escada?
Você deve estar pensando: é fácil, basta trocar aquela sala por outra. Mas isso não é tão simples como parece. Primeiro deve ser visto se há alguma sala vaga, se não houver, é preciso ver se alguma turma que tenha um número aproximado de alunos poderia trocar de sala. Aí começam as mudanças e assim vai, e no fim, a escola toda está de pernas para o ar. Além das salas de aula, existem outros lugares da escola com difícil acesso, em nossa escola se trata da biblioteca, que tem uma escada com degraus curtos e o espaço também é pequeno (como já relatamos em uma matéria de outra edição), banheiros, etc.
E ainda é preciso avisar e explicar para os outros alunos, como deve ser a convivência, os cuidados que se devem ser adotados para não machucar a criança, etc.
Algumas escolas e creches do nosso município realizaram essas mudanças em seus estabelecimentos para poder receber essas crianças que são realmente especiais, e nos mostram quantas coisas, ainda devem receber uma atenção maior para que todos possam ter uma qualidade de vida melhor e que com paciência e tranquilidade podemos superar tudo. Relata a jornalista mirim Bruna Luíza das Neves.

Notícias relacionadas