Começou a Quaresma
Na quarta-feira de cinzas começou a contagem para Páscoa. A época da quaresma é um período que requer reflexão e
auto avaliação, além de ser um momento de perdão e reconciliação
Passou o carnaval. Veio a quarta-feira de cinzas e com ela, uma época muito importante para os cristãos. A Quaresma é uma época de reflexão, onde as pessoas repensam suas atitudes e buscam melhorar suas vidas de alguma forma. Existem muitas formas de celebrar a Quaresma. As Irmãs Milena e Maria Ricarda, Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, que são ligadas a Igreja Católica, explicam um pouco sobre este momento do ano.
O período que contempla a Quaresma gera muitas dúvidas. As irmãs esclarecem. “A época da Quaresma começa no dia de quarta-feira de cinzas e segue até o sábado de aleluia. São 40 dias que antecedem a Páscoa. São 40 dias justamente para lembrar os 40 anos em que o povo de Israel viveu no deserto em peregrinação, antes de chegar à terra prometida. Também se lembra dos 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto, em jejum, resistindo às tentações”.
Irmã Milena explica ainda que existem três maneiras de lembrar a época da Quaresma. “Uma delas é a oração, que geralmente praticamos no nosso dia a dia, onde se busca uma vida de oração, outra é a esmola, que consiste em ajudar o próximo, pensar naquilo que não preciso e desapegar-se de si, e o jejum, que consiste em diversos tipos”.
No dia de quarta-feira de cinzas, acontece na Igreja Católica uma missa especial. “É realizada uma missa especial sobre as cinzas, para lembrarmos que viemos do pó e ao pó voltaremos”.
As Irmãs Carmelitas de Pomerode praticam, além da oração, o jejum durante todo o ano. “Nós fazemos o que se chama de jejum rigoroso, onde todas as sextas feiras nós não comemos nada além de pão, margarina, água e café. Nossa igreja pede que, às quartas-feiras de cinzas, os católicos façam jejum e abstinência de carne. E daí, neste dia, comemos apenas pão e bebemos água”.
Irmã Milena explica ainda que antes do Carnaval ser conhecido pela folia, ele era uma festa para as pessoas se despedirem da carne. “O Carnaval era uma festa onde as pessoas se despediam da carne, ou então daquilo que muito gostavam de comer, como chocolate, por exemplo, ou de coisas que gostavam de fazer. E então, a Quaresma era uma época em que ela ficava sem isso”.
Entretanto, essa época dos 40 dias tem significados muito maiores, que muitas vezes ficam esquecidos. “A Quaresma é uma época de reconciliação e perdão, onde as pessoas devem buscar fazer uma faxina e limpar tudo que há de negativo em sua vida. É fazer uma auto avaliação e tentar ter uma vida nova. Por isso, é preciso compreender o sentido desta época do ano, pois se não, continuamos tento a mesma vida, as mesmas mágoas”, relatam as irmãs.
Durante a Quaresma, as Irmãs Carmelitas também fazem diversas outras ações em memória da paixão de cristo. “Além do jejum, que já fazemos durante todo o ano, cada uma das irmãs escolhe algo que queira oferecer para o próximo. Na quinta-feira Santa, fazemos voto de silêncio, nos comunicando apenas o estritamente necessário. Já na sexta-feira Santa, fazemos silêncio absoluto, e a comunicação é por papéis”.
Elas contam ainda que é preciso viver a quaresma para entender o verdadeiro significado da Páscoa. “As pessoas precisam viver bem a época da quaresma para que passem bem o trido pascal e a própria Páscoa. Assim, elas vão compreender quais mudanças que deverão fazer em suas vidas e como podem viver melhor. Tudo é uma questão de reflexão e ajuda ao próximo”, terminam.