Geral

Com sinônimo de superação, Parajasc têm participação de Pomerode

Pelo quarto ano consecutivo, Pomerode participará das disputas dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

30 de maio de 2009

Pelo quarto ano consecutivo, Pomerode participará das disputas dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A 5ª edição da competição será realizada de 04 a 09 de junho, em Caçador, e é destinada a atletas com deficiência física (DF), mental (DM), auditiva (DA) e visual (DV). O evento reunirá cerca de 2.500 paraatletas de 67 municípios.
A delegação pomerodense é formada por 22 atletas, sete técnicos acompanhantes, uma enfermeira, um fisioterapeuta, três motoristas e a técnica coordenadora será a professora Ilsani Kroenig Baptista. Atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralisado cerebral, bocha DM, bocha cadeirante, bocha andante e xadrez são as oito modalidades que terão a participação de Pomerode.
“As expectativas são boas, mas o objetivo não é alcançar medalhas e sim, valorizar a questão social. Esta é outra realidade esportiva e precisamos trabalhar dentro das condições que temos. A troca de experiências e conhecer novas pessoas são muito importantes para os paraatletas. Há uma socialização nos Parajasc, porque lá não existe preconceito. Todos são iguais. Eles mesmos se parabenizam após as competições”, avalia a professora Ilsani Kroenig Baptista.
Para os gerentes de esportes da Funpeel, Frank Utech e Gilberto Garcia, é notável a evolução nos quatro anos de participação de Pomerode. “Percebemos uma evolução pessoal dos paraatletas. Eles são atletas especiais e diferenciados. O projeto está superando as expectativas. Atualmente, já temos cerca de 35 alunos envolvidos”, completam.
“O maior resultado que podemos conseguir nesta competição não são as medalhas e troféus e sim, ver a alegria destes campeões em poder estar num evento grandioso e poder trocar experiências e, principalmente, se sentir valorizado”, destaca Arlindo Ewald (Leke), Superintendente da Funpeel.
A atleta Ilsanora Rahn, de 57 anos, participará das disputas pelo quarto ano e considera que obteve uma experiência, que proporcionou crescimento. “Cresci não só como atleta, mas também como pessoa. É muito bom poder representar Pomerode”, diz. Ilsanora jogará bocha com a amiga Rosemeri Glatz e ambas são internas do Centro de Convivência Pommernheim. Mais dois idosos do Lar participarão da competição. “As expectativas que temos são as melhores possíveis. Queremos ganhar uma medalha, mas sabemos das nossas limitações”, afirma Ilsanora.
A Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer (Funpeel) e a Prefeitura Municipal de Pomerode, em parceria com a Associação Pomerodense de Deficientes Físicos (Apodef) e a APAE, coordenam a delegação.
Em 2006, Pomerode contou com três atletas que disputaram a competição em Joaçaba; em 2007, com 16 em Jaraguá do Sul; e em 2008, com 18 em Chapecó. Os treinos são realizados semanalmente com a professora Ilsani e mais informações podem ser obtidas na Funpeel através do telefone 3387-5311 ou com a professora por meio do telefone 9992-1527.

Notícias relacionadas