Geral

Coluna do Mani – Pré-candidatos de Pomerode (10/06)

Confira os destaques da Coluna do Mani nesta semana

11 de junho de 2022

Nesta semana, tivemos a confirmação da pré-candidatura de dois pomerodenses, que deixarão à disposição os seus nomes para as eleições deste ano. Rafael Ramthun (PATRIOTA) lançou sua pré-candidatura para deputado-estadual e disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Gilson Marques, tentará a reeleição para ficar mais quatro anos na Câmara dos Deputados, em Brasília e também oficializou sua pré-candidatura para deputado-federal. Até o momento, estes são os dois únicos nomes que representarão Pomerode neste ano eleitoral.

 

Reunião com o Executivo

Nesta terça-feira, dia 07, o presidente da Câmara, Márcio Scheidemantel e demais vereadores participaram de reunião com o prefeito, Ércio Kriek e com o secretário de Governo, Arlindo Ewald.

O encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores, teve como objetivo discutir assuntos relacionados ao sistema de saúde do Município.Entre as pautas, como diminuir a lotação do Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Rio do Testo (HMRT); um sistema mais eficaz envolvendo os plantonistas do Hospital; uma melhor comunicação entre a Secretaria de Saúde e a Entidade, assim como outras abordagens.

Para dar segmento aos temas abordados foi agendada nova reunião, desta vez com a participação da secretária de Saúde, Lígia Hoepfner, que ocorrerá na próxima terça, dia 14, também na Casa Legislativa.

“E futuramente entraremos em contato com a diretoria do HMRT. Importante ouvirmos e discutirmos ideias com todos os lados, para juntos podermos resolver as demandas na área da saúde de nossa cidade. Nesta primeira reunião, pontuamos várias necessidades de melhorias e possíveis soluções. Mas, temos que dar continuidade a estes encontros, para pontuar outras questões, assim como apresentar soluções. Nós do Legislativo estamos empenhados em minimizar os problemas referentes à saúde que existem em nosso município”, ressaltou Scheidemantel.

 

Na Câmara

Por conta de uma licença do vereador Marco Dessessards, PP, a vereadora suplente Eliandra Nataly Falk, também do PP, assumiu de forma temporária, uma cadeira na Câmara de Vereadores de Pomerode. O período compreende do dia 02 a 22 de junho deste ano. Eliandra participou de sua primeira sessão, já na última terça-feira, dia 07 de junho.

 

Saque do FGTS

A partir desta semana cerca de 3,2 milhões de trabalhadores nascidos em novembro receberão até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

O trabalhador precisará ficar atento. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores está recebendo o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

Todo o processo para pedir o saque é informatizado. O trabalhador não precisa ir à agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados pedidos.

O aplicativo está dando a opção ao trabalhador de pedir o crédito em qualquer conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer um documento oficial com foto para cadastrar a biometria.

 

ICMS do combustível

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 06 de junho, em uma declaração à imprensa, uma proposta para reduzir os impostos estaduais sobre os combustíveis em troca do ressarcimento da perda de receita com recursos federais. A ideia é aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC) que autorize os estados a zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidem sobre o óleo diesel e o gás de cozinha (GLP). Ao fazerem isso, os governos estaduais contariam com uma compensação financeira equivalente à receita que deixaria de ser arrecadada.

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a situação atual exige a colaboração entre a União, os estados e os municípios. “Todos têm de colaborar. Estados e municípios estão numa situação que nunca estiveram antes. Todos no equilíbrio, em azul, pagando os fornecedores. Estão com as contas em dia, estão dando até aumento de salários. Estamos renovando o compromisso com a proteção da população brasileira, com a cooperação entre os entes federativos”, explicou, durante o pronunciamento.

Notícias relacionadas