Coluna do Mani

Coluna do Mani – 23/01

Um brinde a Pomerode Em época de comemoração e já destaque na capa de uma de nossas edições, não poderia deixar de falar de mais essa inovação pomerodense.  A cerveja Combusta, da Olho Embutidos e Defumados, em parceria com a Schornstein, ficou, simplesmente espetacular. Uma inovação sem igual. Não deixe…

22 de janeiro de 2019

Um brinde a Pomerode

Em época de comemoração e já destaque na capa de uma de nossas edições, não poderia deixar de falar de mais essa inovação pomerodense. 

A cerveja Combusta, da Olho Embutidos e Defumados, em parceria com a Schornstein, ficou, simplesmente espetacular. Uma inovação sem igual. Não deixe de provar!

(Foto: Tatiane Hansen/JP)

Golpes por telefone

Publicado já na edição anterior, gostaria de alertar a população, novamente, quantos aos casos de golpes por telefone. 

Não somente Pomerode, mas todas as cidades, estão sujeitas a este tipo de golpe. Seja de qual tipo for, é necessário que se tome cautela ao receber qualquer tipo de ligação estranha. 

Em matéria, já publicado pelo Jornal de Pomerode, o delegado Antônio Godoi orienta a população, ao receber uma ligação suspeita, a procurar a Polícia e efetuar um boletim de ocorrência, repassar para a Polícia o número de telefone e, ainda, não depositar qualquer quantia de dinheiro. 

Medidas necessárias

Golpes via telefones são apenas um dos problemas que podemos enfrentar ao utilizar um telefone celular. 

Com o avanço da tecnologia e, por consequência, a autonomia que traz, é de mais fácil a transmissão de informações e mensagens. Dentre elas, também, as famosas “Fake News”, ou mensagens falsas. 

Por isso, com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas é que o WhatsApp, anunciou que, desde segunda-feira, dia 21 de janeiro, limitará o número de mensagens que podem ser reenvidas ou encaminhadas. 

Antes da mudança, os usuários conseguiam encaminhar a mensagem a 20 contatos, porém, agora, somente para cinco destinatários, no total. 

Celulares Android já possuem a alteração. Aparelhos com o sistema iOS logo, também, terão seu número de encaminhamentos limitado. 

A medida já foi testada em julho do ano passado na Índia, onde uma série de boatos propagados pelo aplicativo levou a mortes e linchamentos.

Desativação das ADR’s

A desativação de 20 Agências de Desenvolvimento Regional (ADR’s) foi oficializada por meio de um decreto, assinado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, na segunda-feira, dia 21 de janeiro.  A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo o documento, o processo deve ter conclusão até o dia 30 de abril. Além disso, detalha a forma como a desarticulação deve ser feita, sob a coordenação de um grupo composto por representantes de diversos órgãos do governo.

Em redes sociais, o governador publicou sua satisfação em estar cumprindo esta medida. “É uma promessa que estamos cumprindo, a de entregar um Estado mais leve, ágil, eficiente”. 

Em alguma das edições anteriores, abordei sobre a preocupação do atual chefe do executivo estadual quanto a, mesmo com a desativação das agências, manter um bom relacionamento para com os 295 municípios catarinenses, por meio Central de Atendimento aos Municípios, estrutura que ficará dentro da Casa Civil. 

Conforme o decreto, com a destivação destas ADR’s, os cargos comissionados serão extintos. Os servidores serão redestribuidos para outros órgãos do governo. 
Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Lages, Araranguá, Campos Novos, Concórdia, Curitibanos, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão,  Videira, Xanxerê, Maravilha e São Lourenço do Oeste terão suas agências desativadas. 

235 mil vagas para ensino superior

Foram abertas nesta terça-feira, dia 22 de janeiro, até o dia 25 do mesmo mês, as inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 
Através do site http://sisu.mec.gov.br/, os interessados devem se inscrever. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições de todo o país, neste primeiro semestre do ano. Pela primeira vez, em 10 anos de história do sistema, há uma redução no número de vagas, se comparadas ao ano passado.

O motivo? Para este ano de 2019, algumas instituições não aderiram ao sistema. 

Podem concorrer às vagas estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro.

Portanto, estudantes, fiquem atentos! 

Notícias relacionadas