Coluna do Mani

Coluna do Mani – 1º de abril

Confira os destaques da Coluna do Mani, desta semana.

1 de abril de 2022

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Honraria

Na manhã de segunda, dia 28, o Comando Regional condecorou autoridades de Pomerode com a Honraria de Colaborador Emérito. A homenagem é concedida para autoridades públicas e privadas do Município de Pomerode que somaram forças de maneira destacada para o serviço da Polícia Militar no Município. Os agraciados foram indicados pelo Comando do Pelotão e ratificados pelo Comandante do 7ºComando Regional de Polícia Militar, Coronel PM Jefferson Schmidt. Fico extremamente feliz com esta homenagem e agradeço de coração esta lembrança do Coronel Jefferson. Desejo sucesso em sua nova caminhada!

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

Abono salarial

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro recebem desde terça (29) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

 

Novas empresas

Santa Catarina segue avançando quando o assunto é abertura de empresas. Em apenas dois meses, o estado contabiliza um saldo positivo de 23.118 novos negócios, uma média de 392 por dia. Só no mês de fevereiro, 18.429 foram constituídas, enquanto as extintas totalizaram 6.829, o que corresponde ao saldo positivo de 11.600 empreendimentos. Os números são do Observatório da Junta Comercial (Jucesc).

Do total de empresas constituídas nos dois primeiros meses de 2022, 78,56% são referentes a MEIs, 19,04% são LTDA e 1,78% têm como natureza jurídica Empresário. Os outros segmentos, como S/A, Cooperativa, Consórcio, entre outros, têm percentual de abertura abaixo de 1%. Já quanto ao ramo de atuação, o comércio segue liderando o ranking, com 7.886 novos negócios em janeiro e fevereiro deste ano. A participação das mulheres na vida econômica catarinense aumenta consideravelmente a cada ano. Muitas delas empreendem em busca de uma atividade rentável que possa ser construída de forma autônoma e independente. Dados analisados pela equipe técnica da Jucesc indicam que, em Santa Catarina, 38% dos sócios/administradores de empresas são mulheres, ou seja, 840.170 mil, de um total de 2.190.400 pessoas.

Notícias relacionadas