Coluna do Mani

Coluna do Mani – 11 de março

Confira os destaques da Coluna do Mani desta semana

11 de março de 2022

Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

Osterfest 2022

Estamos chegando no primeiro mês de Osterfest. A Festa de Páscoa Mais Alemã do Brasil está fazendo muito sucesso, sempre respeitando os cuidados necessários.

Já foram mais de 30 mil pessoas que passaram pelo Centro Cultural, em quase um mês de festa. Vale ressaltar que a cidade está com diminuição dos casos ativos da Covid-19, isso mostra que o evento não está influenciando nos números da doença, em Pomerode. Positividade, sempre, meus amigos. A Osterfest fica aberta de quinta a domingo, das 10h às 20h. Visite!

 

Em queda

As melhores cervejarias do Brasil na atualidade foram anunciadas na noite desta terça-feira (08), em um evento aberto ao público, em Blumenau. Com um total de 332 medalhas concedidas – 118 de bronze, 108 de prata e 106 de ouro – o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) alcançou um novo recorde histórico, agora também no número de premiados.

A apresentação foi um show à parte, comandada com muito bom humor pelo chef de cozinha Érick Jacquin. Na abertura, a apresentação com a banda Laskeras. O fim glorioso ficou a cargo dos ícones da música catarinense, Dazaranha. “Foi a coroação de um trabalho de dedicação que procurou o melhor e posicionou ainda mais o CBC como uma das principais competições mundiais da cerveja”, afirmou Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC).

Em 2022 a competição contou com 3.635 amostras inscritas de 537 cervejarias de 21 estados do país, o maior número em dez edições. Os rótulos foram avaliados por 106 especialistas, de 21 países, escolhidos a dedo por sua experiência e conhecimento da bebida que deu o título a Blumenau de capital brasileira da cerveja.

A cerimônia de premiação, sobrelevou o momento cervejeiro nacional, que tem se destacado a cada ano no país e, além das cervejarias, homenageou Develon da Rocha, pelo incentivo ao desenvolvimento do setor e do turismo no Vale Europeu e concedeu Moção de Louvor à ucraniana Lana Svitankova, jurada do CBC.

 

Crescimento

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) lançou nesta segunda-feira, 07 de março, o Boletim de Indicadores Econômico Fiscais de março, que traz uma estimativa do crescimento do PIB catarinense em 2021, que fechou o ano em 8,3%. Esse valor faz parte de uma estimativa que a SDE realiza a cada três meses.

Santa Catarina teve um desempenho positivo com uma das maiores taxas de crescimento entre os estados brasileiros, superando com folga o crescimento da economia brasileira, cuja média foi 4,6%, e de São Paulo, a economia mais competitiva do país, que foi 5,7%. Em Santa Catarina, ao longo de 2021, especialmente no primeiro semestre, tanto a indústria de transformação como o comércio tiveram crescimento expressivo, entre os maiores do centro-sul do País.

O setor de serviços foi o último a se recuperar da crise provocada pela pandemia, mas fechou dezembro com a maior taxa de crescimento frente aos demais setores e também na comparação com os doze maiores estados do Brasil. Na comparação com os demais estados brasileiros, o comércio estadual teve o nono maior crescimento em 2021, mas foi o maior do sul do país e o segundo maior do eixo sul-sudeste, apenas superado pelo Espírito Santo. O setor dos serviços, de maior peso no PIB, foi o último a sair da crise e é o que tem se mostrado mais dinâmico, com crescimento de 7,6%.

 

Projeto Aluno Nota 10

Quero parabenizar, aqui, todos os alunos premiados pelo Projeto Aluno Nota 10, pelo empenho em sala de aula. Com certeza estão dando um passo importante rumo ao sucesso da vida profissional, com a formação de um caráter íntegro e comprometido com a sociedade.

A Lei nº 2935/2017, denominada Aluno Nota 10, é de autoria dos ex-vereadores Rafael Pfuetzenreiter e Ademar Marquardt (in memoriam), e dos vereadores ainda em exercício Jean Carlos Nicoletto e Sirio Jandre.

O projeto visa homenagear os estudantes dos ensinos fundamental e médio, das redes de ensino público e privado municipal e estadual de Pomerode. Desta forma, o estudante deverá ter a maior média final das notas do 9° (nono) ano do ensino fundamental e do 3° (terceiro) ano do ensino médio, de acordo com o sistema de avaliação vigente.

Notícias relacionadas