Coluna do Mani

Coluna do Mani – 06/06

Pagamento do IPVA Quem tem veículos cuja placa termina com o número 6 e que optar por pagar o IPVA em três vezes, sem juros, precisa quitar a primeira parcela até o dia 11 de junho. As parcelas seguintes vencem no dia 10 dos meses de julho e agosto.  Quem…

8 de junho de 2018

Pagamento do IPVA

Quem tem veículos cuja placa termina com o número 6 e que optar por pagar o IPVA em três vezes, sem juros, precisa quitar a primeira parcela até o dia 11 de junho. As parcelas seguintes vencem no dia 10 dos meses de julho e agosto. 

Quem tem carros com a placa com final 5 ou 4 também precisa ficar atento aos prazos, pois neste dia vencem a segunda e a terceira parcela do IPVA, respectivamente.
A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), responsável pelo recolhimento do imposto, destaca que os contribuintes podem antecipar o pagamento das parcelas a qualquer momento, até o dia do vencimento estipulado. É importante lembrar, também, que ter o IPVA quitado é um dos requisitos para licenciar o veículo.

Diesel com desconto em SC

Para evitar reajustes nos postos de combustíveis, o Procon estadual, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), mantém o trabalho de fiscalização em Santa Catarina. Além de conferir o preço da gasolina cobrado diretamente nas bombas, agora o alerta do Procon/SC é em relação ao diesel, já que o preço pago às distribuidoras está impedindo que os estabelecimentos vendam o diesel com desconto de 0,46 prometido pelo Governo Federal.

Nesta segunda-feira, 04 de junho, com o objetivo de orientar o consumidor e os Procon’s municipais, o Procon Estadual entrou em contato com os sindicatos dos postos de combustíveis, Sindipetro e Sindópolis, que garantiram que até o final desta semana os postos receberão o óleo diesel das distribuidoras com o desconto anunciado pelo Governo Federal.

“Neste sentido, orientamos que os postos de combustível cobrem os descontos das distribuidoras e repassem diretamente ao consumidor a dedução de R$ 0,46 por litro de óleo diesel”, enfatiza o diretor do Procon em Santa Catarina, Michael da Silva.

Para agregar à merenda escolar

Nesta terça-feira, 05 de junho, diversas cozinheiras e auxiliares de serviços gerais de escolas e creches de Pomerode participaram de uma oficina de capacitação com o Chef Rodrigo Martins, que coordena as oficinas do Pomerode Experience, promovido pela Associação Visite Pomerode (Avip), pelo o Sebrae/SC. A realização da oficina teve, ainda, a parceria da Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Educação, e da Fundação Cultural. 

O objetivo da oficina foi ampliar o conhecimento sobre ingredientes de Pomerode, falando sobre maneiras de trabalhar com cada um deles, a fim de valorizá-los, de acordo com a nutricionista da prefeitura, Aline Pruner. A aula foi baseada no cardápio da merenda escolar de Pomerode, incentivando as cozinheiras a trabalharem os alimentos de uma maneira diferente, para agregar à merenda.

(Foto: Mani Goede) 

“Operação Corpus Christi”

Nesta segunda-feira, 04 de junho, foi divulgado o balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre a “Operação Corpus Christi”, que foi iniciada na quarta-feira da semana passada, 30, e finalizada na noite de domingo, 03 de junho. De acordo com os dados, o número de acidentes e vítimas atendidos pela PRF em Santa Catarina caiu quase 50%, se comparado com os números de 2017.

Ao todo, foram contabilizados 76 acidentes, com 73 feridos e três mortos no território catarinense, nas rodovias federais. Em 2017, haviam sido 143 acidentes, com 150 feridos e sete mortos no feriadão de Corpus Christi, o que representa uma diminuição de 46,9% no total de acidentes, 51,3% no número de feridos e 57,1% nas mortes.

Junho Vermelho 

Começou neste mês uma campanha que, como todas outras, merecem nossa atenção. 

O mês de junho é da cor vermelha, buscando a conscientização sobre a doação de sangue, ato tão importante para os bancos de sangue que, além de já enfrentarem a baixa adesão de doadores nesta época do ano, estão com seus estoques comprometidos por conta da greve dos caminhoneiros.

Em Santa Catarina, a maior demanda de estoque é de plaquetas e do sangue tipo O-, segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

A ideia da campanha, como já noticiada, surgiu no ano de 2011, quando as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin lançaram o Movimento Eu Dou Sangue no estado de São Paulo, motivadas por um episódio familiar. No ano passado, a iniciativa foi promovida a Lei Estadual.

O sucesso da ideia é comprovado pelos números registrados durante os outros anos. Em 2017, o Movimento Eu Dou Sangue calculou, extraoficialmente, que houve aumento de 25% das doações no mês de junho, em relação a 2016.

E aí, você já realizou essa bela ação? 

Notícias relacionadas