Colisão em poste: o que fazer nesta situação para preservar sua vida?
Na noite de segunda-feira, 29 de maio, um acidente de trânsito resultou na queda de um poste e, posteriormente, na permanência do condutor dentro do veículo até o desligamento da energia elétrica, pois a fiação encontrava-se em cima do carro.
Na noite de segunda-feira, 29 de maio, um acidente de trânsito resultou na queda de um poste e, posteriormente, na permanência do condutor dentro do veículo até o desligamento da energia elétrica, pois a fiação encontrava-se em cima do carro.
O acidente ocorreu na SC-421, ainda no Centro, próximo à G3 Borbados, pouco depois das 19h30min. O veículo, que seguia sentido Blumenau – Pomerode, colidiu, primeiramente, em um portal residencial e, em seguida, no poste. Devido à energização da fiação, o motorista permaneceu dentro do veículo por mais de uma hora e meia, até a chegada da Celesc. Após ser retirado da viatura, foi encaminhado ao Hospital e Maternidade Rio do Testo sem ferimentos.
O condutor da viatura, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar em Blumenau, Tenente Coronel Jefferson Schmidt, explica que seguia a Rio dos Cedros para prestigiar a posse do Conseg na cidade. “Eu estava sozinho na viatura e iria prestigiar o excelente trabalho que nossos policiais vem desenvolvendo na cidade. Gostaria de me fazer presente no evento de posse ao Conseg para mostrar o apoio à cidade, bem como o orgulho de poder contar com os valorosos policiais”, ressalta.
O caminho, porém, não foi concluído. Em Pomerode, o comandante acabou perdendo o controle do veículo, vindo a colidir no poste. As causas do acidente ainda serão apuradas.
Devido à queda do poste, parte da cidade ficou sem energia elétrica por cerca duas horas. A região mais próxima do acidente contou com o reestabelecimento da energia na manhã de terça-feira.
A via também foi bloqueada e liberada após a colocação de um novo poste, o que ocorreu madrugada a dentro. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, Samu, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária Estadual estiveram presentes na ocorrência.
Como agir em caso de acidente com postes
Apesar do acidente, a tranquilidade demonstrada pelo comandante foi primordial para que a ocorrência não registrasse outros percalços. “Somos preparados para atuar em situações adversas e, em momentos como estes, é preciso manter a calma e, acima de tudo, confiar nas equipes de resgate, bem como na Celesc. Observando as fotos do acidente, eu pude notar que o veículo não estava totalmente isolado e qualquer movimento poderia ter resultado em algo muito pior”, afirma.
O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, Carlos Hein, ressalta os cuidados necessários em ocorrências que envolvam postes de energia elétrica:
Caso seja a vítima
Caso você se envolva em um acidente em que haja a queda de um poste ou o rompimento de cabos de energia, você estando em seu automóvel, deve permanecer dentro do mesmo até que se tenha a confirmação do desligamento da rede elétrica. Verifique se há fios caídos em cima do veículo ou se há fios em baixo do veículo. Dentro do carro você está seguro. “A corrente só passa a existir se tiver um diferencial, que é o caso de a pessoa pisar no chão, porque a terra está a um potencial diferente do carro e, assim, fecha o circuito, gerando a descarga elétrica”.
Caso presencie o acidente
Se você presenciou um acidente envolvendo a rede elétrica, primeiro deve garantir a sua segurança. Não se aproxime onde há fios caídos, seja em local seco e, muito menos, em locais úmidos, pois estes fios podem estar energizados e conduzir eletricidade por diferentes distâncias, de acordo com a tensão que aquela rede possui.
Comunique os serviços de emergência do acidente, informando o que aconteceu, quantas pessoas estão envolvidas, informe se há o rompimento de cabos elétricos ou se a estrutura do poste foi comprometida. Oriente o condutor, a distância, que ele não deve sair do veículo até a chegada dos serviços de emergência, pois pode receber uma descarga elétrica ao sair do mesmo, sinalize e afaste os curiosos para evitar que o número de vítimas aumente e para segurança dos mesmos.
As equipes dos serviços de emergência que forem solicitadas ao local, identificando vítimas no interior do veículo, e havendo a ruptura ou queda de cabos elétricos, irão orientar as vítimas a permanecerem dentro do veículo até a confirmação do interrompimento do fornecimento de energia, pois mesmo usando EPI’s, calçados com sola de borracha, botas, roupas de aproximação a fontes de calor, os mesmos oferecem proteção limitada, dependendo do tipo de rede elétrica envolvida.
Em casos de alagamentos, desligue os disjuntores da sua residência, pois há grande risco de choques elétricos também nessa situação.