Colégio Fátima promove II Leituraço, projeto de incentivo à leitura ao ar livre
Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio puderam desfrutar da Praça Jorge Lacerda para momentos de interação e leitura
Bruna, Adriane e Gabriele (da esquerda para a direita), são alunas do 1º ano do EM e destacaram os pontos fortes do Leituraço. (Foto: Isadora Brehmer / JP)
Nesta quinta-feira, 06 de junho, os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II, do Colégio Fátima, desfrutaram de um momento ao ar livre, dedicado à leitura, com a realização do II Leituraço do Fátima, na Praça Jorge Lacerda.
O nome do projeto surgiu a partir da rima com abraço, levando consigo o significado de algo intenso e expressivo. O objetivo do Leituraço é despertar o gosto genuíno pela leitura, abraçando esta causa em prol da formação de sujeitos leitores, críticos e reflexivos, além de oportunizar um espaço diferenciado para os estudantes, aconchegante, agradável em meio à natureza, representando vivacidade, energia e vitalidade, qualidades que precisam estar relacionadas à leitura, tornando-a mais atrativa e mais prazerosa para os estudantes.
“Ler é prazer, e o prazer precisa estar associado com palavras, com sons, com cores e sabores. Enquanto os alunos interagem com as leituras, eles degustam os kitutes e saboreiam um café delicioso, ou até um chimarrão quentinho. Desta forma, eles vivenciam novas e saborosas experiências, externas ao ambiente escolar, imprescindíveis para ressignificar as práticas leitoras na atualidade. Precisamos desmistificar que ler é enfadonho, chato e cansativo e tornar a leitura uma prática diária e relevante”, afirmam as professoras de língua portuguesa do Colégio Fátima, Silvia Reiter Camilotti e Adriane Hoffmann.
As estudantes Gabriele Gutervile Furuyama, Adriana Merlo Campos e Bruna Sieva Gessner, do 1º ano do Ensino Médio, participaram do leituraço e elogiaram a ação. Para Gabriele, a ideia de ler na praça ajuda a incentivar o hábito da leitura em todos os alunos.
“Eu sempre gostei de ler, mas não tinha muita motivação para continuar a leitura, muitas vezes parava no caminho. Foi através de um projeto da minha professora, no 7º ano, que eu realmente comecei a gostar da leitura, me apaixonei. E vir para a praça exercitar a leitura é algo que incentiva a todos a gostarem de ler”.
Adriana, que escolheu a Bíblia Sagrada como leitura da manhã, afirma que o ambiente também traz paz e contribui para a experiência da leitura. “Vir para a praça nos ajuda a ficar mais tranquilas para lermos, em contato com o meio ambiente, em um lugar bonito e que nos faz nos sentirmos bem, ajudando na concentração”.
“Além disso, temos a interação com outras pessoas, estamos lendo as mesmas coisas que outros alunos, e assim conseguimos conversar e interagir sobre isso com nossos colegas”, complementa Bruna, que também optou pela leitura da Bíblia Sagrada.
Para as professoras de língua portuguesa, o Leituraço tem o propósito de envolver a todos no processo educacional de estímulo à leitura.
“O hábito da leitura é algo que vem sendo semeado no Colégio Fátima há muitos anos, mas a iniciativa de virmos para a praça é algo relativamente novo. É o segundo ano que estamos promovendo o Leituraço e a adesão é muito boa, como Ensino Fundamental II todo incluído. Com esta iniciativa conseguimos compartilhar um ambiente diferente com os livros, lanches, estimulando também a partilha, convívio com os amigos, junto à leitura. A ideia é mostrar que a leitura não é algo que precisa ser restrito ao ambiente escolar, à casa, a um momento sozinho, mas que pode ganhar outros ambientes. Desta forma, iremos plantar a semente do hábito da leitura, cultivá-la mais um pouco, para que o gosto pela leitura floresça e ela não seja mais uma imposição. E a praça é um ambiente urbano, porém ainda possui a magia da natureza e precisa ser preservado, pois pode ser palco de momentos como esse”, afirma Silvia, professora do Ensino Fundamental II.
Adriane, que leciona para os alunos do Ensino Médio, reforça que a leitura é também uma forma de preparação para a vida em sociedade, por isso precisa ser estimulada sempre.
“A leitura auxilia em todas as disciplinas, pois ler e escrever é um compromisso de todas as áreas. A interpretação, não só do escrito, mas do mundo, é algo que todos precisam, para sermos mais cidadãos, mais conscientes à natureza, questões sociais, política, preconceito. Hoje, a leitura perpassa os muros da escola e o livro físico, pois na era digital há outros meios para ler, portanto, o Colégio Fátima acredita que, saindo dos muros da escola, iremos fortalecer a paixão pela literatura, conectando-a com momentos prazerosos. E, assim, a ideia é que se crie uma rede, para que as pessoas que passam por aqui também cheguem em casa, comentem sobre o que viram e leiam um livro”, complementa.
O Leituraço também faz parte da programação do Colégio Fátima para o Junho Verde, campanha municipal que enaltece a sustentabilidade e o meio ambiente, conforme destaca a coordenadora Marinês Ulbriki.
“O Leituraço na Praça tem tudo a ver com a questão da valorização do meio ambiente, de olhar para uma árvore, uma flor, e sentir que esta vida também precisa de respeito e valorização, e que a literatura também possibilita isso, pois quando leio me transformo. A leitura tem a capacidade de transformar a vida de uma pessoa”, finaliza.