Geral

Chuva forte e intensa ainda não deve preocupar pomerodenses

Apesar do nível do rio já estar um pouco mais alto, Defesa Civil de Pomerode afirma que não há motivo para preocupação

25 de maio de 2015

A previsão do tempo para esta semana, segundo a Epagri/Ciram, deve ser de tempo instável e com chuvas constantes.

Em Pomerode, de acordo com Eduardo Pandolfo, engenheiro da Defesa Civil, até o momento foram registradas apenas duas quedas de árvores. Quanto ao nível do rio, o mesmo ainda não é preocupante. 

“A chuva deve persistir durante toda a semana. Na quarta-feira ela pode ser mais intensa, segundo a Epagri”, explica Pandolfo. 

Caso a confirmação da previsão da Epagri para quarta-feira se confirme, moradores devem ficar atentos para possíveis deslizamentos. “O solo encharcado não absorve mais a água e se a chuva forte se confirmar deve-se ficar atento”, completa.

Confira a previsão para a semana:

A previsão para esta semana, 25 a 29 de maio, é de tempo bastante instável com chuva frequente, altos acumulados de chuva e risco de temporais com ventania. O Oeste e o Litoral, especialmente o Litoral Sul, são as regiões mais propícias à chuva intensa. Se confirmada essa chuva, ocorrerão alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Previsão de acumulado de chuva nos próximos dias:

Segunda-feira (25/05): 20 a 30 mm em média no Estado e pontuais de 40 mm no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Sul. A chuva diminui no decorrer do dia a partir do Oeste.

Terça-feira (26/05): 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Condições de raios e temporal isolado, especialmente para o Oeste e Norte.

Quarta-feira (27/05): chuva forte com 50 a 70 mm em média no Estado e pontuais de 90 a 100 mm no Oeste, e de 120 a 150 mm no Litoral, especialmente o Litoral Sul e Norte. Esses pontuais podem ser ultrapassados. Alto risco de temporais com ventania.

Quinta-feira (28/05): 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 100 mm.

Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm.

De quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e no Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca na quinta e sexta-feira.

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão, devido ao período longo, sujeito a mudanças nos próximos dias.

Notícias relacionadas