Chuva forte e intensa ainda não deve preocupar pomerodenses
Apesar do nível do rio já estar um pouco mais alto, Defesa Civil de Pomerode afirma que não há motivo para preocupação
A previsão do tempo para esta semana, segundo a Epagri/Ciram, deve ser de tempo instável e com chuvas constantes.
Em Pomerode, de acordo com Eduardo Pandolfo, engenheiro da Defesa Civil, até o momento foram registradas apenas duas quedas de árvores. Quanto ao nível do rio, o mesmo ainda não é preocupante.
“A chuva deve persistir durante toda a semana. Na quarta-feira ela pode ser mais intensa, segundo a Epagri”, explica Pandolfo.
Caso a confirmação da previsão da Epagri para quarta-feira se confirme, moradores devem ficar atentos para possíveis deslizamentos. “O solo encharcado não absorve mais a água e se a chuva forte se confirmar deve-se ficar atento”, completa.
Confira a previsão para a semana:
A previsão para esta semana, 25 a 29 de maio, é de tempo bastante instável com chuva frequente, altos acumulados de chuva e risco de temporais com ventania. O Oeste e o Litoral, especialmente o Litoral Sul, são as regiões mais propícias à chuva intensa. Se confirmada essa chuva, ocorrerão alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.
Previsão de acumulado de chuva nos próximos dias:
Segunda-feira (25/05): 20 a 30 mm em média no Estado e pontuais de 40 mm no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Sul. A chuva diminui no decorrer do dia a partir do Oeste.
Terça-feira (26/05): 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Condições de raios e temporal isolado, especialmente para o Oeste e Norte.
Quarta-feira (27/05): chuva forte com 50 a 70 mm em média no Estado e pontuais de 90 a 100 mm no Oeste, e de 120 a 150 mm no Litoral, especialmente o Litoral Sul e Norte. Esses pontuais podem ser ultrapassados. Alto risco de temporais com ventania.
Quinta-feira (28/05): 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 100 mm.
Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm.
De quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e no Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca na quinta e sexta-feira.
Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão, devido ao período longo, sujeito a mudanças nos próximos dias.