Cerca de três mil pessoas passaram pelo Stammtisch 2015
14ª edição foi marcada por segurança e tranquilidade durante evento, que ocorreu no sábado, dia 28 de fevereiro
O tempo não estava firme e até chegou a chover em alguns momentos, mas nada disso tirou a animação dos participantes da 14ª edição do Stammtisch de Pomerode.
Tradicional no calendário da cidade, o evento aconteceu na Praça Jorge Lacerda durante o sábado. Neste ano, 75 grupos participaram, totalizando 1.460 participantes.
Segundo Marcos Küster, Secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Pomerode, cerca de três mil pessoas prestigiaram o evento, que ocorreu de forma tranquila e segura. “O evento já está consolidado no calendário dos participantes das reuniões de Stammtisch, verdadeira reunião de amigos. O evento, neste ano, ocorreu tranquilamente e não tivemos nenhuma intercorrência”, frisa.
Quanto ao cumprimento das regras e penalização, Marcos explica que nenhum grupo ficou proibido de participar no ano que vem, mas algumas advertências foram emitidas tendo em vista o desrespeito quanto aos horários de desmontagem do material.
E quando o assunto é segurança, o comandante do Pelotão de Pomerode, Cristofer Tiemann, considerou o evento dentro dos padrões.”O evento, sinceramente, achei muito bom e que cumpriu exatamente com o objetivo pelo qual foi criado, que é a confraternização entre amigos. E a Polícia Militar garantiu a segurança do evento de três modos. O primeiro deles foi com a presença de policiais no local do evento, para evitar punguismo, vias de fato ou rixas. Também houve presença do Canil do 10º Batalhão de Polícia Militar. O segundo ponto foi antes e durante o evento, intensificando rondas nas imediações, nos estacionamentos e nas áreas residenciais que ficam mais fragilizadas por conta do evento, com várias abordagens, colocando pessoas em atitudes suspeitas contra a parede e consulta de nomes. Isso é uma forma preventiva que acaba afugentando aqueles que estão mal intencionados e eventualmente podem tirar de circulação foragidos ou aqueles que devem algo para a polícia. E o terceiro ponto foi a fiscalização quanto a furtos de veículos no local com as barreiras policiais nas saídas do eventos, em três pontos. O objetivo é abordar os veículos e consultar o sistema para verificar se nenhum deles foi furtado, adulterado ou possuía algo ilícito dentro dos veículos. Mas o principal foi verificar a questão da embriaguez. E a fiscalização intensa serve para proteger vidas e famílias. Infelizmente, não é possível estimar quantos acidentes foram evitados, quantas pessoas tiveram suas vidas preservadas, quantas famílias foram mantidas por conta desta fiscalização. No entanto, é estatístico que a fiscalização auxilia na prevenção de acidentes”, ressalta o Tenente.
E a conscientização é outro dado que foi, positivamente constatado. “Em relação ao ano passado tivemos uma melhora no nível de conscientização dos condutores se comparado a outros anos. Este ano foram três prisões por embriaguez e uma por desacato. E isso se deve a uma fiscalização intensa no passado e, com certeza, isso reflete em menos acidentes e família vitimadas por qualquer tragédia que possa acontecer. Vimos várias pessoas indo de carona, de táxi, grupos com vans fretadas, justamente por conta disso. Isso nos anima e nos deixa bastante feliz, porque é o que queremos. É segurança, é querer que as pessoas levem suas vidas com harmonia, tranquilidade e que possam festar e, na segunda-feira, estar em plenas condições de voltar ao trabalho. Infelizmente não existe outro jeito de preservar vidas e famílias se não fiscalizando, pois a disciplina humana é um pouco falha. Tenho certeza de que foi um sucesso nossa fiscalização e que a cada ano que passa a consciência dos foliões melhora e melhora também o evento”, conclui Tiemann.
A operação contou com o apoio do Canil do Pelotão de Patrulhamento Tático e da ROCAM – todos do 10° BPM -, bem como da Polícia Civil e da GETRAN.
Em 2016, segundo Marcos, o evento acontecerá no último sábado de fevereiro, como de costume.