Centro de Convivência Pommernheim: importante serviço em prol dos idosos
Entenda o trabalho realizado no lar de idosos e saiba como contribuir em uma campanha em prol do local

Foto: Isadora Brehmer / JP
O Centro de Convivência Pommernheim irá completar 25 anos neste ano e, atualmente, é o beneficiário de uma campanha do Rotary Club de Pomerode Nossa Pequena Alemanha, para a arrecadação de recursos para reformar a lavanderia do lar, e a compra de máquinas de lavar mais modernas e eficientes. Além disso, a cozinha do Pommernheim também precisa passar por mudanças, para que fique mais moderna e ofereça ainda mais qualidade.
A compra de novas camas, ar-condicionados e reforma na estrutura do local também estão inclusas no orçamento.
Algumas camas e cinco ar-condicionados já foram adquiridos. Segundo a Presidente do Rotary Club de Pomerode, Leticcia Pedrini Krahn, o restante será feito aos poucos, à medida que os valores forem entrando.
De acordo com a coordenadora do Pommernheim, Fabiana Bertagnolli, o Centro atende 32 idosos atualmente, mas possui capacidade para receber 47 pessoas, sendo uma instituição beneficente, sem fins lucrativos.
“Nós nos mantemos com mensalidades e doações, com uma grade de funcionários fixa, independentemente do número de idosos que vive aqui. Por isso, quando há menos pessoas vivendo no Centro, nós buscamos doações, a fim de manter toda a estrutura funcionando bem”, explica.
Frequentemente, o Pommernheim procura parcerias, por meio de projetos apresentados às empresas ou associações. Com o Rotary Club de Pomerode, por exemplo, que está realizando a campanha em prol das melhorias na lavanderia, na cozinha, e na estrutura como um todo.
“Quando campanhas como esta são realizas, algumas vezes as pessoas têm a visão de que o Pommernheim está em uma situação ruim, mas não é o caso. A iniciativa é somente para promover melhorias, investimentos. É para isso que contamos com o empresariado e a comunidade”, enaltece a coordenadora.
Atualmente, além de receberem o cuidado diário, os idosos participam de projetos especiais, com iniciativas realizadas por voluntários, como a oficina de informática, a oficina de artesanato, oficina da beleza, visitas do Projeto Sorriso, além de algumas ações realizadas por empresas da cidade, quando os funcionários realizam visitas e interagem com os idosos. Em algumas ocasiões, seguindo cuidados preventivos, os moradores do Pommernheim também realizam passeios especiais.
Internamente, os idosos também têm a oficina de estimulação cognitiva, atividade física, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.
Com relação à campanha realizada pelo Rotary Club de Pomerode, Fabiana ressalta que a ação tem sido feita com toda a seriedade, sempre realizando a prestação de contas acerca do dinheiro que é doado e as compras realizadas.
“Estamos tendo um bom retorno da comunidade, porque acreditamos que se trata de uma situação de ‘fazer o bem sem olhar a quem’. Eu acredito que, quando fazemos uma boa ação, faz mais bem para nós do que para quem recebe”, destaca.
De acordo com o Rotary Club de Pomerode, as arrecadações estão sendo realizadas com total transparência. Diante disso, ao final das contribuições, a equipe fará uma prestação de contas à comunidade pomerodense.
O Rotary Club está aceitando doações de quaisquer valores, cada contribuição conta para tornar o dia a dia desses idosos mais leves e cheios de amor. Para doar, basta fazer um Pix para o CNPJ 6120811000173 (Rotary Club Pomerode) e confirmar todas as informações antes de realizar a transferência.
Por fim, a coordenadora do Pommernheim destaca que o Centro exerce um papel fundamental com relação ao acolhimento e cuidados dispensados aos idosos que ali residem.
“Nós somos criados para sermos filhos, então quando há algumas questões de saúde dos pais que exigem um cuidado mais intenso, algumas vezes não conseguimos lidar em casa, por mais que seja o nosso desejo. Hoje, as instituições de longa permanência para idosos existem para fazer este trabalho, sendo uma extensão da família. Aqui no Pommernheim as famílias podem fazer visitas diárias e acompanhar tudo. Temos profissionais capacitados e temos a supervisão dos órgãos competentes para prestar este serviço de excelência. Gostaria de agradecer a toda a comunidade, aos empresários, ao Rotary, a quem contribuiu no pedágio e a todos que sempre nos ajudam. O nosso muito obrigada”, finaliza.