Cem anos de encanto
A comunidade de Testo Salto não é a maior da região. No entanto, não é pelo seu tamanho que ela torna-se destaque.
E,
sim, por conta de uma paixão que ultrapassa gerações: a música. O encantamento é tanto, que em 2015 o Coro Misto
Testo Salto completa 100 anos e, para celebrar a data, efetua uma série de apresentações e eventos.
A comunidade de Testo Salto não é a maior da região. No entanto, não é pelo seu tamanho que ela torna-se destaque. E, sim, por conta de uma paixão que ultrapassa gerações: a música.
O encantamento é tanto, que em 2015 o Coro Misto Testo Salto completa 100 anos e, para celebrar a data, efetua uma série de apresentações e eventos.
Os ensaios do grupo acontecem nas segundas-feiras e, numa dessas noites, o Jornal de Pomerode foi conhecer de perto a história desse Coro que tem tanto para ensinar e mostrar.
Enquanto ensaiavam, um antigo regente do Coro contou sobre os 25 anos em que esteve a frente do grupo. Manfredo Bubeck, atualmente não faz mais parte do Coro, mas seus olhos e emoção não negam a saudade. “A regência nunca foi esperada, mas quando foi necessário eu aprendi a comandar o grupo. Depois com a prática foi ficando mais simples, mas nunca foi fácil. A despedida, por outro lado, já foi programada e ocorreu naturalmente. Hoje, quando posso, sempre estou presente nos eventos e apresentações”, explica Manfredo.
Entre participações como integrante do grupo e depois como regente foram 35 anos dedicados ao Coro e, ao seu lado, a esposa, Rita. Ela, que participou do grupo por 52 anos, hoje também já não canta, mas segue apreciando o Coro. E juntos, possuem muitas histórias para contar.
O Coro Misto iniciou suas atividades muito antes do nascimento deles, mas a história era contada já pela família de ambos. “A música sempre esteve presente na minha família e meus pais cantavam em casa. E assim começou a história do Coral, um grupo de amigos que se reunia nas residências para cantar. Em 1948, após a Guerra, os encontros reiniciaram no Clube Juventus e, posteriormente, passaram a ser realizados no Clube de Caça e Tiro de Testo Salto”, explica Manfredo.
Em 1952 o grupo teve sua primeira participação no movimento da Liga de Corais do Vale do Itajaí. E, seis anos depois, em 1958, teve sua bandeira inaugurada.
Desde sua fundação, diversos regentes passaram pelo Coro, dentre eles Franz Holzinger, Eugen Seelbach, Manfredo Bubeck, Gustavo e Ilonca Krueger, Roberto Rossbach, Juçara Busch, Rafael Plautz, Dalci Valentin e, atualmente, Cristiano Florencio.
E mais do que cantar, o Coro enriquece qualquer evento do qual participa e rompe fronteiras entre públicos para mostrar o que se vive dentro da comunidade. “O Coro mostra o que a comunidade representa, enriquece cultos e demonstra a vida dentro da comunidade. As apresentações são efetuadas de corpo e alma”, ressalta Manfredo.
O grupo reúne-se semanalmente para cantar e encantar. E o envolvimento vai além das apresentações. “É uma grande família, onde bisavós, avós, pais, filhos e netos passaram ou ainda estão aqui. São amizades puras, sinceras, verdadeiras e de longa data. O desejo é que o coro continue por muitos e muitos anos ainda, porque também é sinônimo de tradição”, completa Manfredo.
E nesses 100 anos, diversos momentos foram marcantes. Foram viagens, nacionais e internacionais, apresentações em todo o sul do Brasil, intercâmbio com outros corais. Momentos únicos e que comprovam que quando se tem amor no que faz, sonhar nunca é demais, pois é possível realiza-los. “Foram e ainda são bons momentos. Diversas apresentações foram efetuadas, inclusive na Argentina, Paraguai e no Uruguai. O intercâmbio entre corais também é muito marcante, pois ocorriam a troca de experiências com bandas e outros corais, inclusive com grupos da Alemanha. Também foram efetuadas duas belíssimas apresentações no dia do soldado com o 23º BI de Blumenau, uma em nosso Clube de Caça e Tiro e outra no Teatro Carlos Gomes. Além disso, o regente Roberto fez um concerto memorável no Carlos Gomes unindo o Coro Misto Testo Salto e Os Biloncos. E hoje ainda acontece a participação no Encontro de Corais”, conta Manfredo.
E os talentos não paravam no canto, o Coro também efetuava apresentações teatrais. “Eram apresentações marcantes em toda a região. As peças sempre eram apreciadas e os resultados positivos eram vistos através da convivência, amizade e confraternização”, lembram Manfredo e a esposa.
Atualmente, o Coro está sendo regido por Cristiano Florencio, que assumiu a responsabilidade há quatro anos. “Atuo em outros quatros grupos também, mas este aqui é um dos mais especiais, pois possui uma grande bagagem e carrega consigo a tradição. A nossa prioridade são os cantos germânicos, mas o grupo é bastante eclético e as apresentações são diferenciadas. O grupo é importante para a cultura local, pois tem história e qualidade, sendo sempre fiel”, explica o atual regente.
Cristiano é formado pela Faculdade Belas artes de Curitiba e desde os 15 anos já tem contato com a regência.
E com tantos participantes comemorando décadas junto ao Grupo, aparece Antônio Marcos Lamin, que está há três anos com o Coro. “Estou hoje no Coro porque minha filha, atualmente com 19 anos, me trouxe. Eu gosto de cantar, mas não pensava em participar de um coral, tanto que esta é a minha primeira participação. E assistindo as apresentações eu me encantei e arrisquei participar. O grupo é muito unido e acolhedor, isso é outro ponto positivo e que nos faz querer ficar”, afirma.
Ellen Hoeppner é presidente do Grupo e enaltece a alegria de fazer parte desta história. “São 30 anos no grupo vivendo momentos únicos. Participar do Coro só traz coisa boa, faz você esquecer dos problemas e preenche o vazio que tem dentro de você”, ressalta.
O Coro conta, atualmente, com cinco tenores, oito sopranos, seis contraltos e quatro baixos. E engana-se quem pensa que apenas a comunidade de Testo Salto faz parte deste grupo, os integrantes são de Blumenau, Timbó e Pomerode. E as portas estão sempre abertas para quem, assim como os atuais integrantes, querem cantar e encantar por onde passam, levando alegria, fé e amor.
Definir o Coro Misto de Testo Salto em apenas uma palavra é impossível, tendo em vista suas tantas qualidades, mas alegria, família, união, emoção, amigos, história, cultural, confraternização, memórias, harmonia, compromisso, dedicação, lazer, saudade e amor são algumas delas.
E estes são os segredos para construir 100 anos de histórias! Onde cada integrante doa-se um pouco para garantir o melhor do grupo e, em memória do que passaram e dos que ainda vão passar, o Coro segue firme e forte para o próximo século.
Confira o cronograma de apresentações de celebração dos 100 anos do coro:
18/04 – Concerto em comemoração aos 100 anos – 19h – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Paz em Testo Salto
20/06 – Jantar Dançante – 19h30min – Testo Salto
28/06 – Noite Cultural – 19h – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Paz em Testo Salto
22/08 – Encontros de Corais da Liga do Médio Vale do Itajaí – 16h – Testo Salto
24/10 – Café Coral – 14h – Testo Salto