Catarinense consagra-se a melhor aluna de geografia do Brasil
Viktoria Weihermann, aluna do Colégio Global, de São Bento do Sul, foi a grande campeã de uma competição nacional de geografia. A quinta edição da Viagem do Conhecimento – Desafio National Geographic. Cerca de 165 mil alunos, de 3,1 mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil participaram da competição. Foi, sem dúvida, um dos momentos mais felizes da minha vida, disse.
Viktoria Weihermann, aluna do Colégio Global, de São Bento do Sul, foi a grande campeã de uma competição nacional de geografia. A quinta edição da Viagem do Conhecimento – Desafio National Geographic.
Cerca de 165 mil alunos, de 3,1 mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil participaram da competição. Foi, sem dúvida, um dos momentos mais felizes da minha vida, disse a melhor aluna de geografia do País, depois do anúncio do resultado da fase final, disputada no Rio de Janeiro.
Viktoria participa de olimpíadas de conhecimento desde os 11 anos de idade e participou de pelo menos outras quatro finais, mas em áreas diferentes. Ganhei medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada de Física, em 2011. Na Olimpíada de Astronomia, já recebi um ouro e três pratas. Participei também da Olimpíada de Matemática, contou.
Natália Rios de Sousa, aluna da Organização Educacional Farias Brito, de Fortaleza, Ceará, ficou em segundo lugar, e Daniel Sanches Montemor Augusto, foi o terceiro colocado, representando o Colégio Bandeirantes, da capital de São Paulo.
UMA VIAGEM INESQUECÍVEL – Na Fase Final do Desafio, os 13 finalistas participaram de uma programação cultural e educativa muito especial, na Cidade Maravilhosa. Visitaram atrações turísticas como Corcovado e Pão de Açúcar e realizaram atividades de campo.
Um dos destaques da programação, foi o passeio pelo centro histórico do Rio com a presença de Laurentino Gomes, autor dos best sellers 1808 e 1822. A oportunidade de ter uma ‘aula de história com Laurentino Gomes, em pleno Centro do Rio, onde muitos dos eventos discutidos aconteceram foi certamente um dos pontos altos da viagem, destacou Daniel Sanches Montemor Augusto, terceiro colocado no Desafio.
Outra surpresa que impressionou os jovens foi o Afroreggae. Levados à comunidade de Vigário Geral, eles visitaram as instalações da ONG, conheceram oficinas de artes e assistiram apresentaçõeas especiais, entre elas, trechos dos primeiros ensaios de Biografia de Steve Jobs, com os integrantes do Afrolata.