Geral

Casal flagrado desviando donativos destinados aos desabrigados de Blumenau é denunciado

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), protocolou na tarde de terça-feira (19/05), no Fórum da Comarca de Blumenau, denúncia contra Rogério Longen e Teresilda Warmling Longen.

23 de maio de 2009

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), protocolou na tarde de terça-feira (19/05), no Fórum da Comarca de Blumenau, denúncia contra Rogério Longen e Teresilda Warmling Longen. O casal, que trabalhava como voluntário no Pavilhão Vila Germânica, foi filmado em 13 de dezembro de 2008 por emissora de televisão levando, para uso desconhecido, donativos que eram destinados aos atingidos pelas cheias e desabamentos que atingiram Santa Catarina no final de novembro do ano passado.
Segundo a denúncia, oferecida pelo Promotor de Justiça, Flavio Duarte de Souza, as filmagens flagraram o casal colocando em seu automóvel fraldas geriátricas, peças de roupas e uma cesta básica, produtos suficientes para encher o porta malas e o banco traseiro do carro. A reportagem os seguiu e os filmou, ainda, descarregando os produtos na residência do casal.
O casal foi denunciado pelo crime de peculato, que é o funcionário público apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. O Promotor de Justiça explica que, por estarem trabalhando como voluntários, os denunciados equiparam-se, para os efeitos da lei, aos funcionários públicos. A pena para o crime de peculato é de dois a doze anos de reclusão e multa. A denúncia ainda não foi avaliada pelo Juízo Criminal, que poderá aceitá-la ou não. (Ação nº 008.09.000653-1)
Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Notícias relacionadas