Casa da Crista
A casa com mais de 100 anos mantém até hoje suas características originais e faz parte do patrimônio histórico estadual
e federal.
A bela casa enxaimel situada na Rua Progresso, no bairro Testo Alto, foi construída em 1908 por Hermann Utech, a pedido de Richard Kickhoefel, seu primeiro proprietário. Segundo o atual morador, Sr. Verner Arndt , o imóvel teria sido vendido a seu avô no ano de 1910. ” O meu avô morava perto do Centro, mas em Testo Alto havia mais terra para trabalhar do que lá, por isso ele comprou a terra aqui, mais ou menos em 1910. Colono tinha que ter roça mesmo. Antigamente a agricultura era melhor que hoje. Agora não se vende mais ovo, nem manteiga e era com isso que eles viviam. Naquela época só se vivia de roça, até por não se ter outra opção”, conta.
Seu Verner nasceu e foi criado na casa junto com seus outros seis irmãos. Como ele era o único irmão casado, herdou a casa dos pais, local onde criou seus nove filhos, ao lado de sua esposa, Dona Lori, com a qual vive até hoje na mesma residência construída em 1908.
As características originais da casa se mantêm preservadas. A planta segue o modelo tradicional neste tipo de construção: varanda, sala e quarto frontais; com cozinha aos fundos, onde há outro quarto, além do sótão, utilizado como dormitório. Entretanto, destacam-se alguns elementos diferenciados: pé direito alto; singularidades no tratamento das fachadas; fechamento lateral da varanda em madeira, com abertura em arcos; alteamento do solo com um embasamento em pedra colocado por pilares de tijolos, deixando a implantação da casa a mais de um metro do solo.
Como elemento identificador, a casa apresenta a “crista”, composta de telhas cerâmicas especialmente confeccionadas, que ornamentam toda a cumeeira. O coroamento do telhado é elemento raro nas casas da imigração, em Pomerode foi encontrado outro único exemplar. Complementando o conjunto construído da propriedade, destaca-se a série de ranchos, de diversos tamanhos, formando pátios de serviços e dando apoio às atividades produtivas. Do outro lado da estrada existe mais um rancho de madeira, também de propriedade da família, onde funcionava uma serraria, hoje desativada.
A residência do Sr. Erwin Arndt é um exemplar notável de propriedade rural que manteve suas atividades produtivas e continua ativa, com produção agrícola e criação de animais até os dias de hoje.