CAPS completa um ano de atividades
Na quarta-feira, dia 01 de agosto, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) completou um ano de atividades. Durante o dia foi realizada uma confraternização com a presença de funcionários, usuários e familiares. O encontro contou ainda com o depoimento dos usuários sobre a trajetória dos seus respectivos tratamentos no CAPS. A decoração e o preparo dos docinhos foram feitos pelos usuários.
Na quarta-feira, dia 01 de agosto, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) completou um ano de atividades. Durante o dia foi realizada uma confraternização com a presença de funcionários, usuários e familiares.
O encontro contou ainda com o depoimento dos usuários sobre a trajetória dos seus respectivos tratamentos no CAPS. A decoração e o preparo dos docinhos para a festa foram feitos pelos próprios usuários, o que criou uma atmosfera familiar.
O CAPS tem por objetivo oferecer atenção psicossocial e ampliação da cidadania a pessoas de sofrimento psíquico grave e pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, envolvendo também seus familiares. O objetivo é dar atenção necessária ao público especial.
Serviços oferecidos
Acolhimento: primeiro atendimento, que tem como objetivo compreender a situação de forma mais abrangente possível e iniciar um vínculo terapêutico e de confiança com o usuário.
Atendimento em grupo: grupo de atividade expressiva (teatro, dança, música), grupo roda conversa (palestras educativas), grupo infantil (artesanato, jogos, atividades lúdicas, dança), grupo psicoterapêutico (troca de vivências, experiências, dificuldades), grupo de convivência (confecção de jornal, atividade física, passeios), grupo de dependência química (usuários de álcool e outras drogas), grupo de mulheres (valorização da autoestima, autocuidado), grupo de relaxamento, oficinas de artesanato, culinária e dança, atividades recreativas (jogos de mesa, sessão cinema).
Atendimento individual: prescrição e acompanhamento do tratamento medicamentoso, psicoterapia individual.
Atendimento à família: atendimentos a uma família ou a membro de uma família que precise de orientação e acompanhamento em situações rotineiras, ou em momentos críticos.
Atividades comunitárias: participação em eventos, festas em datas comemorativas.
Visitas domiciliares: atendimento realizado por profissional do CAPS aos usuários e/ou familiares em casa.
Assembleia: discussão dos problemas e sugestões sobre a convivência, atividades e organização do CAPS, ajudando a melhorar o atendimento oferecido.
Saiba ainda:
O CAPS contempla ambientes como: varanda, recepção, circulação, refeitório, sala de repouso, farmácia, atendimento individual e de terapia ocupacional.
A construção do empreendimento compreende uma área total de 613,14 m², respeitando os limites de ocupação estabelecidos pela legislação municipal, dentro nas normas da Vigilância Sanitária vigentes – RDC 50/2002, visando o conforto do usuário, bem como a estética da obra como um todo, proporcionando atender as necessidades estabelecidas pela Secretaria de Saúde (SESA). A construção situa-se próximo à E.B.M. Almirante Barroso, na localidade de Testo Rega.
Os CAPS trabalham bastantes articulados com a rede de serviços da região, pois têm a função de dar suporte e supervisão à rede básica também, além de envolver-se em ações intersetoriais – com a educação, trabalho, esporte, cultura, lazer, etc. – na busca de reinserção dos seus membros em todas as áreas da vida cotidiana.
A comunidade ainda pode ajudar, aproximando-se do CAPS, oferecendo a sua participação ou apenas convívio em alguma atividade realizada.
Número de usuários atendidos
2011: 1.400
2012: 1.170