Geral

Caminhada pela vida

Caminhada Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer coloriu o Centro da cidade no último sábado, 22 de outubro

28 de outubro de 2016

O mês de outubro é marcado pela cor rosa. Em vários pontos turísticos e em estabelecimentos, é comum ver laços desta cor e funcionários usando camisetas que remetam a essa campanha de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. Em geral, a campanha, em meios publicitários ou em atividades dentro de empresas, tem um foco grande no autoexame, mas especialistas do ramo médico alertam que ele não é suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

Dentre as ações realizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode, a Caminhada Rosa teve como objetivo conscientizar e alertar a comunidade feminina sobre a importância da prevenção.

O evento aconteceu na manhã de sábado, 22 de outubro. As voluntárias da Rede saíram da sede da entidade e seguiram pelas principais ruas da cidade até o Teatro Municipal. 

Para a presidente da RFCC, Sulamita Amandio, a caminhada é uma das principais ações do mês. “O principal objetivo da caminhada é a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Com ela, queremos alertar as mulheres para que elas não deixem de efetuar a sua rotina médica e, se houver casos de câncer na família, que elas comecem a realizar a mamografia já sob a orientação do médico. É sempre importante lembrar as mulheres que se conscientizem da necessidade de cuidar de si mesmas, porque o que vemos, em muitos casos, é que as mulheres se preocupam com todo mundo, mas deixam de olhar para si”.

A caminhada marca a última ação pública do Outubro Rosa em Pomerode. No entanto, o exame preventivo pode ser efetuado no ambulatório da Rede, que fica na sede da entidade. “Neste mês, a procura está sendo bem grande devido à divulgação do mês da prevenção. Estamos muito felizes que as mulheres estejam se cuidando”, reitera Sulamita Amandio.

Câncer de mama – O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama, como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais recorrente e, entre as mulheres, registra 22% de novos casos novos a cada ano. No Brasil, somente neste ano, mais de meio milhão de novos casos de câncer poderão ser diagnosticados. Desses, 57 mil possuem a probabilidade de serem câncer de mama feminina.

Rede Feminina em Pomerode – A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode completou 16 anos e, atualmente, conta com um grupo de mais de 40 mulheres e mais de 10 mil atendimentos realizados.

Notícias relacionadas