Cameras de vigilância são instaladas no centro
A instalação de câmeras filmadoras em pontos estratégicos de Pomerode já iniciou, com a implantação de uma, apenas como projeto piloto, no centro da cidade.
A instalação de câmeras filmadoras em pontos estratégicos de Pomerode já iniciou, com a implantação de uma, apenas como projeto piloto, no centro da cidade. Conforme explica Claus Gruetzmacher, chefe da Divisão de Informática da prefeitura e responsável pela instalação desta primeira, esta está em fase de teste. “Vamos ver como se comporta o equipamento para ver a viabilidade da instalação de sete câmeras”, informa.
O teste desta primeira câmera permitirá que se saiba se o sistema realmente é eficaz, ou se será necessário um outro para a instalação das demais. O equipamento foi adquirido pela prefeitura e as sete câmeras, se aprovada a que está em fase de teste, já têm locais definidos, atingindo o centro e locais de grande concentração de pessoas, com instalação prevista para março de 2005.
O uso desta câmera externa possibilita um ângulo de 300 graus. Como está instalada no centro, rua 15 de Novembro, viabiliza a vigilância da Casa Lotérica até praticamente no término do prédio do Restaurante Schroeder, na rua Frederico Weege.
Os monitores, que proporcionam as imagens no alcance das câmeras, ficarão no Copom, sob a responsabilidade da Polícia Militar. O primeiro será instalado até o final desta semana. O objetivo, salienta Claus, é inibir onda de assaltos, arrombamentos e para a PM observar o trânsito, assim como os carros que estão trafegando.
O projeto de instalação das câmeras de vigilância eletrônica foi discutido no ano passado, com representantes de vários segmentos da sociedade, incluindo Poder Executivo, Legislativo, Ministério Público, PM, Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Associação Comercial e Industrial e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na oportunidade, uma empresa de consultoria na área de tecnologia e informática apresentou proposta para implantação de um projeto de monitoramento eletrônico.
Como primeiro passo, foi formada uma comissão que conheceu os diversos equipamentos existentes no mercado, optando inicialmente por este que foi agora implantado. O projeto inicial foi elaborado sobre a implantação de 25 câmeras, embora inicialmente Pomerode trabalhará com o número já citado de sete. A elaboração do projeto foi custeada pelo Fumpom, Fundo Municipal de Melhoria da Polícia Militar.