Bombeiros

Cães dos bombeiros de Blumenau são acionados para apoio a Pernambuco

Junto com eles, mais cinco Bombeiros Militares de SC serão deslocados ao Nordeste brasileiro.

30 de maio de 2022

Cabo De Souza e Zaara | Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar

Os dois binômios do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) foram convocados para atuar em apoio aos bombeiros de Pernambuco, na busca por vítimas das chuvas que atingiram o Nordeste do país.

continua após a publicidade

Nesta terça-feira pela manhã, 31 de maio, o 3º Sargento Jacques Douglas Romão, de Blumenau, e o Cabo Carlos Alexandre De Souza, de Brusque, partirão de Joinville a Recife, acompanhados dos cães Bravo e Zaara.

Romão e De Souza são especializados na busca e resgate de vítimas em áreas deslizadas e têm vasta experiência de trabalho em tragédias, tendo participado com destaque, ao lado de Bravo e Zaara, das operações de Brumadinho/MG (2019), Presidente Getúlio/SC (2020) e Petrópolis/RJ (2022).

continua após a publicidade

Em Pernambuco, eles encontrarão um cenário muito parecido com aquele que viram em Petrópolis há cerca de três meses, onde os cães são uma ferramenta indispensável na operação.

“Infelizmente, pelo tempo que já foi percorrido e pelas características das ocorrências de deslizamento, dificilmente encontraremos pessoas com vida. Por isso o emprego de cães, nesse momento, é importantíssimo, em razão da capacidade que eles têm de localizar vítimas mortas”, destaca o Sargento Romão.

 

Sargento Romão e Bravo | Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar

 

Os binômios do 3º BBM terão a companhia de outros três bombeiros militares: Major Clemente Stähelin Michels e cão Chewbacca, de Joinville; Soldado Eduardo Silva de Souza, de Florianópolis, que atuará como comunicação; e Soldado Jean Renato Vieira, também de Florianópolis, que atuará na área de logística.

“A equipe de cães do CBMSC está bem preparada para atender qualquer tipo de missão, em especial, as de desastre naturais. Nosso treinamento é árduo, sempre visando o bem-estar do próximo. Estamos sempre prontos para atuar e servir”, completa o Cabo De Souza.

 

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade