Educação

Brinquedos contribuem para o aprendizado em escola de Pomerode

Escola Básica Municipal Hermann Guenther investe em projeto com os blocos de montar Riva Block Tateti para ensinar matemática aos alunos

13 de dezembro de 2021

Quem disse que não é possível aprender matemática brincando? Com o objetivo de deixar o aprendizado mais leve e eficaz, a Escola Básica Municipal Hermann Guenther, de Pomerode – Santa Catarina, implantou um projeto para ensinar frações de um jeito criativo: utilizando os blocos de montar Riva Block da Tateti, marca nacional de brinquedos com sede em Santa Catarina.

De acordo com a professora da rede municipal, Janiele Cristofoletti, pós-graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (IPB) e licenciada em matemática pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), a ideia consiste em apresentar os blocos como frações de um todo, para que os alunos possam associar o valor numérico da fração com sua respectiva representação geométrica. “Desta forma, procuramos suprir as dificuldades que já observamos nos alunos em outros anos”, acrescenta.

Janiele ainda destaca a importância de utilizar o brinquedo para facilitar a compreensão de um jeito divertido e visual.  “Com o auxílio do Riva Block Tateti é possível compreender a fração de uma forma muito prática, lúdica e concreta, facilitando o entendimento de forma mais visual.  O material possui grande importância para os alunos pois, com ele, eles podem compreender melhor a ideia de fração, aprimorando suas habilidades e competências”.

 

 

O Riva Block Tateti é colorido e possui 126 peças, entre elas rodinhas para montar um carrinho, um caminhão ou o que a criança desejar. Além de ajudar a aprender matemática, ele auxilia na coordenação entre olhos e mãos; integração visoespacial; planejamento e estratégia e resolução de problemas.

Outros brinquedos contribuem para o desenvolvimento da criatividade, habilidades sociais, intelectuais e outras descobertas durante a infância e a Tateti possui diversas opções educativas que auxiliam nesses processos.

Para mais informações sobre a Tateti Brinquedos, acesse: https://tatetibrinquedos.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/tatetibr
Instagram: https://www.instagram.com/tatetibr/

 

Sobre a Tateti Brinquedos

A Tateti Brinquedos possui um mix com mais de 170 produtos, para crianças de 0 meses a 5 anos. Todos os brinquedos são produzidos para desenvolver habilidades diferentes, como adaptação social e interação, compreensão de causa e efeito, coordenação entre olhos e mãos, atenção e concentração, curiosidade e descoberta e resolução de problemas.

 

Sobre a Calesita Brinquedos

A marca Calesita foi fundada em 1999 por empresários argentinos. Sua origem aconteceu em um parque fabril, em Santa Catarina, com mais de 45 mil m² de área, onde são produzidos cerca de 2 milhões de brinquedos por ano.

Segurança e qualidade são prioridades para a fabricação dos seus brinquedos. A empresa trabalha com um sistema de gestão de qualidade certificado pelo modelo 5 do INMETRO.

A Calesita tem como objetivo criar memórias afetivas nas crianças com brinquedos que entretenham e, ao mesmo tempo, garantam aprendizado e desenvolvimento infantil.

Notícias relacionadas