Meio Ambiente

Bioparque Zoo Pomerode conta com novos moradores

Dois pumas já estão no recinto e podem ser vistos pelos visitantes

21 de maio de 2022

Animais já estão no recinto, do BioParque Zoo Pomerode. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

O BioParque Zoo Pomerode agora conta com mais dois pumas em suas dependências.

Os animais, um macho e uma fêmea, chegaram em Pomerode no mês de março e vieram do Zoológico Municipal de São José do Rio Preto. Depois de alguns meses, os pumas conheceram a sua nova moradia, juntamente com outro puma, que já fazia parte da família BioParque Zoo Pomerode.

“Antes de serem introduzidos ao recinto, esses animais passaram por um processo de quarentena onde foram realizados exames complementares para assegurar a saúde dos animais”, explica a equipe de veterinários do Zoo.

Agora, os pumas terão acompanhamento diário da equipe de biólogos e veterinários do BioParque Zoo Pomerode, além participar dos programas de enriquecimento ambiental, que já é realizado com os demais animais do Zoo.

 

Sobre os pumas

Os pumas são comuns nas florestas tropicais, temperadas, desertos e pradarias. Pode ser encontrado em 28 países das Américas, desde o Canadá até o Chile, além de todo o território brasileiro.

Tem pelagem de coloração acastanhada por todo o corpo, com exceção da região ventral que é mais clara. O tamanho e o peso variam conforme a região de ocorrência, pesando entre 35 e 70 kg.

Os casais encontram-se apenas no período reprodutivo. A gestação é de 95 dias nascendo entre 1 e 4 filhotes que se tornam independentes com um ano e meio de idade. Os filhotes nascem com pintas pretas que desaparecem aos 6 meses.

A forma de seu corpo é alongada lhe proporcionando muita agilidade. Pode saltar do chão a uma altura de 5,5 m para uma árvore em um só pulo. A caça e alteração do habitat com consequente redução da disponibilidade de presas são as principais ameaças à sobrevivência da espécie.

Notícias relacionadas