Vale do Itajaí

Barragem de José Boiteux é reaberta: entenda como ocorreu a operação

A abertura da segunda comporta chegou a ser iniciada, mas uma dificuldade técnica fez com que essa operação ficasse para um momento posterior

16 de outubro de 2023

Foto: Divulgação/Defesa Civil SC

Após a parada das chuvas na região do Vale do Itajaí, os rios em toda a bacia hidrográfica encontram-se em recessão. Com isso, na manhã deste domingo, 15, foi iniciada a abertura da Barragem Norte em José Boiteux. Por enquanto, foi aberta uma comporta na Barragem Norte.

“Houve um trabalho árduo para operar a barragem. O trabalho se prolongou até próximo das 12h30 quando foi encerrado com a abertura de uma das comportas em 100%”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder.

A retomada da operação da barragem após nove anos – a última vez que as comportas tinham sido operadas foi em 2014 – desempenhou um importante papel na contenção das cheias do Médio Vale. Ela representou, de acordo com estudos técnicos, até dois metros a menos nas enchentes dos municípios às margens do rio Itajaí-Açu.

A abertura da segunda comporta chegou a ser iniciada, mas uma dificuldade técnica fez com que essa operação ficasse para um momento posterior, a ser realizada após manutenção do sistema hidráulico de controle, que está há quase uma década sem manutenção devido ao conflito com a população indígena do local desde 2014.

A Barragem Norte, em José Boiteux, atingiu seu volume máximo na noite da última sexta-feira (13), quando iniciou seu vertimento com uma fina lâmina d’água. Devido a sua característica estrutural, onde o canal extravasor na barragem se mantém sempre aberto, o vertimento cessou ainda na noite do sábado, quando a vazão afluente, ou seja, que chega ao barramento diminuiu, se igualando a vazão de saída do canal.

“Vale destacar que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios a jusante, no Médio e Baixo Vale do Itajaí”, explica o coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff.

Já na Barragem Oeste, em Taió, foi aberta uma comporta na noite do sábado (14). Assim, a Barragem Oeste neste momento está com uma comporta aberta e seis comportas fechadas, e a Barragem Sul, em Ituporanga, segue com as cinco comportas fechadas.

É importante destacar que o vertimento das Barragens Sul e Oeste vem diminuindo gradualmente ao longo do final de semana, devido a diminuição das chuvas e consequente redução da vazão que chega até os reservatórios.

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos Municípios.

A operação

“Iniciamos o deslocamento para a barragem às 06h da manhã com um dispositivo composto por integrantes da Polícia Federal, Funai, Defesa Civil, um caminhão com apoiadores com equipamentos auxiliares para operar a barragem de forma externa e contingente da Policia Militar para realizar a proteção dos civis e do caminhão”, conta o secretário de Proteção e Defesa Civil.

Ao chegar no local a Polícia Federal estabeleceu um perímetro de segurança ocupando a ponte e estabelecendo contato juntamente com a Funai com as lideranças indígenas.

Com os três canais de vazão natural da barragem Norte, somados à comporta aberta, os cálculos são que o reservatório deve voltar ao seu nível mínimo em cerca de duas semanas.

Notícias relacionadas