Ato de solidariedade
Salvar uma vida pode ser mais fácil do que se imagina. Para isso, basta doar sangue. E sabendo disso, mais uma vez, alunos da E.E.B. José Bonifácio estão se reunindo e organizando uma doação coletiva.
Salvar uma vida pode ser mais fácil do que se imagina. Para isso, basta doar sangue. E sabendo disso, mais uma vez, alunos da E.E.B. José Bonifácio estão se reunindo e organizando uma doação coletiva.
A lição de solidariedade acontece desde 2012, quando a instituição reúne voluntários para a ação. No ano passado foi enaltecida a importância da doação através da divulgação da necessidade do ato, reunindo os interessados e agendando as datas para a doação no Hemosc, em Blumenau.
Neste ano, as pessoas que quiserem realizar este ato de solidariedade, podem entrar em contato com a escola até o dia 31 de março, pelo telefone 3387-4097. A doação será efetuada no dia 02 de abril, com saída às 8h, da sede da escola.
O Projeto – Em 2012, por iniciativa dos próprios alunos, foi criada uma campanha de incentivo à doação de sangue, em Pomerode. O tema surgiu a partir da necessidade de quebrar tabus e desmistificar preconceitos sobre a doação de sangue e da dificuldade em realizar doações, seja pelo deslocamento ou por falta de companhia. A partir dessa questão, decidiu-se por fazer um estudo detalhado sobre o processo de doação de sangue, abrangendo as diversas disciplinas e difundindo a ideia de ser doador. A escolha do tema foi feita em relação à sua extrema relevância social, por se tratar de uma questão de saúde e, especialmente, por considerar a solidariedade como ingrediente fundamental para conquistar e manter doadores.
O objetivo geral do trabalho foi conscientizar a comunidade escolar e formar doadores de sangue efetivos. Os objetivos específicos foram trabalhados, em 2012, também nas disciplinas da grade curricular, envolvendo Matemática, Biologia, Química, Inglês, Geografia, Língua Portuguesa, Arte, Filosofia, Empreendedorismo e Alemão.
Em 2013, depois de todo esse estudo feito, um dos objetivos para os estudantes e para a escola era garantir a continuidade das doações, para que todo o trabalho feito anteriormente tenha um efeito prático na sociedade.
Agora é trabalhar ainda mais para que esta corrente não pare de crescer, pois não se trata apenas de sensibilizar as pessoas, a intenção é promover uma mudança de atitude, de modo que os voluntários adotem essa prática e sejam doadores sempre.