Associação Visite Pomerode apresenta modelo vencedor de turismo aos deputados de SC
O modelo de desenvolvimento do turismo em Pomerode, com o protagonismo da iniciativa privada e parceria da sociedade, foi apresentado na sessão itinerante da Assembleia Legislativa de SC
Foto: Solon Soares/Agência AL
O modelo de desenvolvimento do turismo em Pomerode, com o protagonismo da iniciativa privada e parceria da sociedade, foi apresentado na sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) desta quarta-feira (8) pelo presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Manfredo Goede.
Ele foi convidado a discursar aos deputados estaduais na reunião itinerante da Alesc, que ocorreu em Blumenau.
Goede destacou o crescimento da atividade turística na cidade e a expansão de atrativos. A Visite Pomerode, associação privada sem fins lucrativos, já conta com mais de 60 associados. A entidade é a principal responsável pela promoção do destino em feiras especializadas, imprensa, redes sociais e outros espaços de mídia, além de promover eventos de grande impacto, como a Osterfest e o Festival Gastronômico de Pomerode.
— O que faz a Nossa Pequena Alemanha única de verdade é a “cultura brasileira de origem alemã”, um encontro de duas culturas que resulta numa cidade charmosa, aconchegante, tranquila e divertida. Quem visita Pomerode sabe que vai encontrar sossego, limpeza, organização e um povo que sabe receber bem — afirmou Goede.
Pomerode foi eleita “Melhor Destino do Brasil” pelo portal especializado em turismo Melhores Destinos. Poucas cidades do Brasil possuem tantos atrativos para a família num território tão compacto. São parques, zoológico, museus, rotas culturais, visitas a fábricas, gastronomia, artesanato, natureza, esporte, eventos conhecidos no Brasil todo e muito mais. O destino ainda conta com produtos de qualidade reconhecida no mundo, como chocolates, queijos, embutidos, cervejas, licores, produtos para o lar, vestuário e um conjunto muito rico de opções para compras.
Na tribuna da Alesc, o presidente da Avip agradeceu ao governo do Estado, ao governador Jorginho Mello, ao secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, à secretária-adjunta, Catiane Seif, e ao deputado Napoleão Bernardes pelas primeiras iniciativas de apoio direto ao turismo de Pomerode, ocorridas em 2024. E pediu que o poder público amplie a parceria com o trade turístico da cidade para gerar desenvolvimento a partir do turismo, beneficiando o Vale Europeu com geração de renda e novos empregos.
Por fim, Manfredo Goede convidou os presentes a visitarem o 18º Festival Gastronômico de Pomerode, de 4 a 21 de julho.