Cel. Jefferson Schmidt

As Redes de Vizinhos

Pois então, a Rede de Vizinhos é um Programa inserido na filosofia de Polícia Comunitária, a qual começou a ganhar forças no Brasil no início dos anos 2000 quando os seus primeiros conhecimentos vieram do Japão. Em Santa Catarina, a Polícia Militar investiu muito tempo e recursos humanos para solidificar…

21 de junho de 2021

Pois então, a Rede de Vizinhos é um Programa inserido na filosofia de Polícia Comunitária, a qual começou a ganhar forças no Brasil no início dos anos 2000 quando os seus primeiros conhecimentos vieram do Japão.

Em Santa Catarina, a Polícia Militar investiu muito tempo e recursos humanos para solidificar a Polícia Comunitária, com o intuito de aproximar cada vez mais a população da instituição visando sempre uma maior proporção da sensação de segurança que o cidadão tanto pretende.

A Rede de Vizinhos, na filosofia de Polícia Comunitária, traz o resgate das relações harmoniosas entre vizinhos, onde estes passam a se cuidar mutuamente após passarem a se conhecer melhor e descobrirem que possuem os mesmos objetivos em se tratando de segurança pública. As pessoas (vizinhos) passam a se olharem como parceiros em manter a tranquilidade social em suas ruas, advertem sobre situações anormais e alertam ao mínimo movimento suspeito.

A cooperação mútua aliada ao senso de organização são os pilares mais importantes para o sucesso de uma Rede de Vizinhos, por isto é de grande valia que desde o início todos devam saber suas responsabilidades e formas de agir quando de possíveis alterações que forem notadas no dia a dia da  rotina da rua.

Na área da 7ª Região de Polícia Militar que compreende 44 (quarenta e quatro) municípios existem muitas ruas com as Redes de Vizinhos instaladas, perfazendo cerca de 52.000 casas ligadas ao programa preventivo da Polícia Militar.

Para você montar uma Rede de Vizinhos aonde você mora é preciso que primeiramente cerca de 70% (setenta por cento) dos moradores estejam interessados em montar a Rede, bem como dispostos a participarem de três reuniões de nivelamento, onde os policiais militares repassarão a doutrina e a filosofia de uma rede de Vizinhos, sendo então formado um grupo de whatsapp com a presença de um ou dois policiais militares que coordenarão os assuntos a serem tratados neste grupo.

Forte abraço,

Sou Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina.

Contatos: 

Whatsapp

@soujefferson_bnu (Instagram)

Notícias relacionadas