APAN/Roll-on, de Blumenau, vence na estreia do Sul-Americano
Sob forte temperatura na cidade, equipe superou os campões peruanos
Foto: Giovanni Silva | @giovannisilvafoto
Com termômetro marcando cerca de 34 graus de temperatura, mas uma sensação térmica próxima dos 40°, a APAN/Roll-on estreou no Campeonato Sul-Americano vencendo o Club Deportivo Vamos Peerless, nove vezes campeão da Liga Peruana, por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 21 nos três, em 1h28 minutos de disputa. O oposto Breno fechou como o principal pontuador da noite e da primeira rodada da competição. Ele deixou a bola na quadra adversária em 14 oportunidades, 11 delas em lances de ataque e três bloqueando.
O forte bloqueio da equipe catarinense foi novamente seu grande trunfo. Foram nove fechadas de porta – quatro deles pelas mãos do central Paulo Carraro; e três do oposto Breno. O central Johann e o oposto Jamelão subiram o block em uma oportunidade cada. Os ponteiros Renan Bonora e Thiago Sens deixaram suas marcas nos dois aces certeiros.
O aproveitamento no ataque alcançou 67%, com 42 das 68% bolas transformadas em pontos. A defesa teve 58% de positividade. Thiago Sens foi o mais acionado e o principal atleta no fundamento, com 75% de eficiência nas 16 vezes que foi alvejado pelos peruanos. Já o time peruano fez cinco bloqueios e o mesmo número de aces.
O técnico aproveitou o confronto de estreia para dar ritmo de jogo aos 14 atletas inscritos. Destaque para as atuações das pratas da casa, reveladas nas categorias de base do clube: O levantador Maurício Balluta e o ponteiro Lucas Henning, improvisado como líbero. Entraram durante a partida deram conta do recado.
O técnico André Donegá explicou a decisão em dar ritmo de jogo para todo grupo. As altas temperaturas também foram fatores para a mudança de estratégia. “O calor estava em excesso, acima do normal em Blumenau. A grande vantagem é jogar em casa, com a torcida nos empurrando”, enalteceu.
O próximo e último compromisso da APAN/Roll-on na primeira fase da competição é diante do Ciudad Voley, campeão argentino. Ao projetar o confronto, Donegá, lembrou que o adversário é muito técnico e com dois ponteiros habilidosos. “A escola argentina é quase sempre de ataque contra bloqueio, buscando recursos. Passa muito e joga com velocidade. Vamos precisar atuar muito bem taticamente para anular esse estilo que sempre é muito difícil.”, completou.
Sobre a expectativa de classificação para semifinais, o treinador reforça seu conceito de ser pé no chão e jogo a jogo. “A gente só consegue conquistar objetivos jogando o nosso jogo. Espero um time bem mais agressivo do que na partida de estreia. Querendo mais para poder vencer”, finalizou.
1ª Rodada do Sul-Americano tem domínio brasileiro
Além da vitória da APAN/Roll-on, time da casa, os outros representantes brasileiros no Campeonato Sul-Americano também estrearam com vitória.
Na tarde desta segunda-feira, dia 12, os brasileiros do Farma Conde abriram a competição com resultado positivo contra os uruguaios do CDV Centenario, por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/10 e 25/21, no Ginásio do Galegão, em Blumenau.
O último jogo do primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino foi entre Sada/Cruzeiro e Olympic, da Bolívia, e terminou com uma vitória por 3 sets a 0 do time brasileiro, com parciais de 25/09, 25/13 e 25/15.
Programação de jogos desta terça-feira (13)
16h – Farma Conde (BRA) x Policial Voley (ARG)
18h30min – Ciudad Voley (ARG) x Peerlees (PER)
21h – Sada Cruzeiro (BRA) x Monteros Voley (ARG)