Geral

Animais do Zoo Pomerode ganham picolés para se refrescarem no verão

Com direito a ventilador, espécies recebem cuidados diferenciados durante a estação mais quente do ano

23 de dezembro de 2019

Com dias em que a sensação térmica pode ultrapassar os 35°C, o verão traz desconforto para todos. Mas a equipe do Zoo Pomerode achou uma saída para amenizar o calor dos animais: o picolé. Seja de frutas ou carnes congeladas, os itens fazem a alegria e despertam o interesse de aves, mamíferos e répteis da instituição. Além disso, durante os meses mais quentes do ano recebem uma dieta com frutas ricas em água para manter a hidratação, são instalados ventiladores no recinto das lhamas e aspersores de irrigação de água para outras espécies.

A distribuição dos picolés faz parte do programa de enriquecimento ambiental promovido para os animais do zoológico. O objetivo é estimular as espécies a explorar os espaços ao seu redor, através de técnicas alimentares, olfativas e mobiliárias como alimentos espalhados pelo chão ou escondidos. Outras ações envolvem essências e ervas aromáticas ou troncos, cordas e bambus. No caso da iguaria gelada, elas são utilizadas tanto para amenizar o calor quanto para trazer algo diferente para os bichos.

 

(Foto: Erik Mak)

Priscila Weber Maciel, bióloga do Zoo Pomerode, destaca que mesmo atividades rotineiras como a alimentação não podem se tornar comuns. “Nós oferecemos os picolés nos dias mais quentes e é sempre uma festa para os bichos e para os visitantes, que podem ver as reações deles”, diz. As áreas onde as espécies ficam também contam com espaços com sombra e piscinas. “Os animais são como nós, os corpos deles vão se adequando ao clima. Mas, mesmo assim, estamos sempre pensando em maneiras para garantir o seu conforto”, completa.

O Zoo Pomerode está aberto todos os dias, inclusive feriados e finais de semana. Até o dia 31 de março de 2020 funcionará das 8h às 19h, na Rua Hermann Weege, 180, Centro.
 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas