Educação

Aluno formado pela 1ª turma Bilíngue da Escola Amadeu da Luz conquista oportunidade de emprego na Bélgica

Guilherme Vogel atuará na área de gestão e tecnologia

11 de junho de 2024

Foto: Isadora Brehmer / JP

Formado pela primeira turma do projeto do Ensino Bilíngue da Escola Básica Municipal Doutor Amadeu da Luz, em 2017, Guilherme Vogel é mais um pomerodense que está alcançando novos horizontes graças ao aprendizado de idiomas.

Neste mês de junho, ele partiu rumo à Bélgica, após receber uma oportunidade de trabalho na Nokia, que atua na área de tecnologia, com vendas de serviços e infraestrutura de servidores. Estudante universitário de Relações Internacionais, Guilherme revela que sempre foi seu sonho morar fora do país.

“Desde muito jovem, sempre tive vontade de morar fora do país, e acredito que o Ensino Bilíngue contribuiu muito para isso, pois tínhamos aulas com professores da Alemanha e eles nos passavam uma perspectiva de como era a vida lá. Quando eu tinha 10, 11 anos, lembro de conversar com a filha de uma vizinha da minha família, a Laurita Rahn. Ela trabalhava na Volvo e, no início de sua carreira, recebeu uma oportunidade de emprego na Suécia. Quando ela volta a Pomerode para visitar a mãe, nos mostra as fotos de viagens e de onde mora, assim como conta suas experiências. Ela também me incentivou a continuar estudando a alemão e começar a estudar inglês. Contando essas experiências, uma semente foi plantada na minha cabeça, vindo a crescer nos próximos anos”, conta.

Desta forma, Guilherme seguiu o conselho e, pouco a pouco, a vontade de viver experiências internacionais foi crescendo. O estudante conta que seus pais, Bonifácio Vogel e Marli Krueger Vogel sempre lhe deram todas as oportunidades de estudo, bem como incentivaram a busca pela realização de seu sonho. “Sem eles, nada disso seria possível”, conta.

“O alemão é um dos idiomas oficiais da Bélgica, para onde vou para trabalhar, junto como francês e o holandês. Embora o alemão seja falado apenas por uma pequena parcela da população, novas oportunidades podem surgir a partir daí, até porque a Alemanha e um polo tecnológico importante, então teremos muito contato”, afirma.

O curso superior de Relações Internacionais, que será concluído por Guilherme ao fim deste ano, foi uma escolha motivada pelo sonho de ser um diplomata, para o qual o estudante se aperfeiçoava no alemão e também em outros idiomas. No entanto, nos últimos anos, o desejo de vida mudou, e Guilherme passou a se interessar mais pela área da gestão e  tecnologia.

“Realizei um estágio na Prefeitura Municipal e um na Bosch. Falar alemão, foi importante para obter o estágio em ambos. Trabalhei na secretaria de agricultura e muitos dos agricultores falam alemão, então era algo que ajudava muito na comunicação. Já na Bosch, trabalhei na área de comércio exterior, onde mantive contato diário com fornecedores na Alemanha. O Ensino Bilíngue foi muito bom para mim, com certeza, e acredito que, os alunos que estão no projeto agora, ao considerarem empregos de jovem aprendiz ou estágios, durante o ensino médio, ganham muito tendo o certificado A2 ou B1 e ter passado pelo Ensino Bilíngue”, destaca.

Como forma de demonstrar a gratidão por quem o ajudou nesta caminhada, antes de viajar para a Bélgica, Guilherme visitou as escolas Amadeu da Luz e Prudente de Morais, por onde passou durante o ensino fundamental e médio.

“Fui ao Amadeu e ao Prudente, pois, se eu fosse professor, sei que seria muito gratificante ver meus alunos se desenvolvendo, conquistando oportunidades e sucesso, por isso quis compartilhar esta conquista, pois é também graças a eles. Rever vários professores que me deram aula foi muito bom”, afirma.

Guilherme ficará na Bélgica até o mês de novembro, que é quando seu visto de trabalho termina. Mas com certeza é apenas o começo de uma carreira de sucesso.

Notícias relacionadas