Educação

Aluna do Ensino Médio lança livro, em Pomerode

Laura Spaniol Souto estreou no mercado editorial

26 de novembro de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

17 anos e um livro lançado. Este é o momento que vive a estudante Laura Spaniol Souto, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora de Fátima, após lançar o seu primeiro livro “Coroa de Ferro, Coroa de Prata”.

A estudante, que sempre foi apaixonada por literatura, comenta que o livro se passa em um universo alternativo, e conta a história de um rei, que é traído por nobres que deveriam ser seus conselheiros, mas que atentam contra a sua vida, para tomar o trono. Em meio à traição, ele se vê solitário e descobre não ter pessoas que realmente gostem dele, mas precisa enfrentar o trauma e a tentar retomar o que é seu.

Mas antes de chegar à realização de lançar um livro próprio, Laura teve uma caminhada longa, junto à literatura. Ainda na primeira infância, sua primeira distração foram os livros, uma vez que a família não tinha televisão ou computador, quando era um bebê. A mãe ficava com ela em casa e lia livros infantis e, assim, a rotina de Laura foi se construindo, junto dos livros, que sempre foram presentes em sua vida.

No entanto, até chegar à fase de aventurar-se na escrita, foi um longo caminho. “Eu detestava escrever e não era boa em gramática, não gostava muito. Até o momento em que uma professora exigiu que ela escrevesse uma crônica novamente, porque sabia que eu podia fazer melhor e a minha crônica reescrita foi publicada em um jornal. E naquele momento, quando vi que ficou boa e as pessoas leram, percebi que era capaz, então, decidi que tentaria escrever as histórias que já montava na minha cabeça”, afirma.

Com a pandemia, tudo ficou um tanto caótico e Laura não ficou muito bem. E em um dia estava ouvindo uma música do Coldplay e a letra foi entrando em sua cabeça, segundo a jovem, e inspirando uma história. “Ali comecei a escrever. Foram três dias de dedicação integral ao livro e, quando percebi, já eram quase 300 páginas”.

Depois de revisão e alguns imprevistos, Laura criou coragem e enviou para uma editora, que aceitou publicá-lo.

“Uma das melhores sensações foi colocar emoção suficiente em um capítulo para fazer alguém chorar e foi muito bom. Foi muito emocionante o lançamento, pois enquanto eu falava com as pessoas, todos ficaram em silêncio, prestando atenção em mim. Foi como se eu estivesse nas nuvens, porque o meu livro é um pedaço de mim, coloquei muito de mim nos personagens. E saber que havia pessoas interessadas em algo que veio tão de dentro de mim, é muito emocionante. Pretendo escrever outros livros, mas também tenho muitos outros sonhos”, afirma.

 

Sarau do Colégio Fátima

No dia 18 de novembro, o Colégio Nossa Senhora de Fátima promoveu o 1º Sarau do Ensino Médio. Como forma de manifestação cultural, o Sarau proporcionou aos alunos momentos onde, de diversas formas, puderam se expressar artisticamente. A iniciativa foi promovida pelas professoras Patricia Delphino e Marinês Ulbrik Costa.

Os alunos se manifestaram em inglês e português com músicas, recital de poemas, exposição de artes, Teatro e o Lançamento do Livro “ Coroa de Ferro Coroa de Prata”.

A professora Patricia, que leciona inglês para o Ensino Médio do Colégio, afirma que o Sarau foi uma manifestação cultural e artística, com a intenção de promover aos alunos um momento em que pudessem se manifestar.

“Nosso objetivo foi valorizar os vários talentos e compartilhá-los com o resto da escola. No Ensino Médio, é muito foco nos estudos e nossa intenção foi trazer um momento mais leve, como resto da escola. Foi um sarau bilíngue, em português e inglês, para que todos pudessem se expressar, e acredito que foi muito importante, embora breve, para que valorizássemos os talentos artísticos e para que houvesse um contato social. Com certeza, foi um momento muito especial”, disse.

 

Notícias relacionadas