Geral

Alguns brinquedos podem ser mais do que passatempo e passam a ser educativos

Incentivar o desenvolvimento das crianças é fundamental e, para isso, alguns brinquedos podem ser mais do que passatempo e passam a ser educativos.

13 de março de 2017

Karine Weyrich Kipper, é mãe de Bernardo, de três anos, e empreendedora. Atualmente, se dedica a um projeto de brinquedos em casa, além dos cuidados com seu filho.  Ela explica que o incentivo correto a cada fase de crescimento é o que faz a diferença para o desenvolvimento adequado das habilidades motoras, dos sentidos e também da cognição da criança. “Os brinquedos são uma excelente forma de estimular a criança, especialmente quando se adequam a sua etapa de desenvolvimento.  Desta forma, cada brinquedo deve ser oferecido em uma fase específica do desenvolvimento da criança a fim de estimular os seus sentidos, capacidades cognitivas e motoras e o gosto pela aprendizagem de forma natural”, ressalta.

A preocupação com a escolha ideal do brinquedo surgiu quando Bernardo nasceu. “Quando percebi que meu bebê cansava muito fácil dos brinquedos, procurava mantê-lo entretido e estimulado, inventava novas brincadeiras com o que achava em casa: potinhos vazios, colher de pau, caixinhas de papel, e o que mais eu encontrasse que fosse seguro. Mas logo as coisas perdiam a graça. E seus olhinhos curiosos pediam novidades. Percebi que todos os bebês, em sua maioria eram assim, e que esse comportamento faz parte de um desenvolvimento saudável. Brincar é muito importante durante toda a infância, é por meio da brincadeira que bebês e crianças descobrem o mundo e desenvolvem habilidades”, comenta.

Saber reconhecer os brinquedos é fundamental para o desenvolvimento infantil. “A importância do brinquedo está na sua capacidade de despertar a imaginação na criança. Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta, reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta, compara e cria. Através deles, elas exploram e descobrem cores, texturas, sons, cheiros e gostos. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também”, completa.

Foi então que a Brinqueducando surgiu. “Após muitas pesquisas no ramo de educação infantil e conversar com especialistas no assunto, surgiu então a ideia da Brinqueducando – brinquedos em casa – que possibilita que bebês e crianças brinquem com um número máximo de brinquedos a um custo mínimo, e ainda em sintonia com as práticas de consumo consciente. Desde o início, foi tudo elaborado com muito carinho, na certeza de que o compartilhamento de brinquedos é melhor para pais, crianças e para o planeta. Nossos pequenos podem brincar com um número máximo de brinquedos, se divertir até cansar, e logo trocá-los por outros, sem apegos, sem preocupações, sem gastos excessivos, em consenso com os valores atuais de sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirma.

Para Karine, brincar é uma oportunidade de ir além do entretenimento. “O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança, pois ajuda no processo de aprendizagem das crianças, servindo como suporte e auxiliando no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo de cada um. Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões e compreendem limites. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras”, finaliza.

Notícias relacionadas