Água Verde (Po) vence Botafogo e está a um empate do título
Chegou a hora. Neste domingo, dia 10/07, o maior e melhor Campeonato da LPD de todos os tempos chegará ao seu ponto final. E os protagonistas deste último ato, Água Verde (Po) e Botafogo entrarão em campo para buscar a Taça Cidade de Gaspar, nome da premiação que será dada…
Chegou a hora. Neste domingo, dia 10/07, o maior e melhor Campeonato da LPD de todos os tempos chegará ao seu ponto final. E os protagonistas deste último ato, Água Verde (Po) e Botafogo entrarão em campo para buscar a Taça Cidade de Gaspar, nome da premiação que será dada ao melhor time de 2011.
O primeiro embate da decisão foi disputado debaixo de muita chuva e em um campo totalmente encharcado, o que não agradou àqueles que se fizeram presentes no Estádio da Colina. O árbitro Rodrigo da Silva, pouco antes da bola rolar, deu condições de jogo. Protestos à parte, o que se viu, dentro do possível, foi duas equipes ávidas em busca do resultado positivo.
O jogo
Os visitantes deram as cartas logo no início. Aos quatro minutos, após cobrança de falta, pela direita, o zagueiro Guilherme subiu mais alto que a defesa Alvinegra para testar a bola, que bateu no travessão antes de morrer no fundo das redes.
O gol deu uma “balançada” no time da casa que, bem marcado, não conseguia sair para o ataque, exceto em bolas paradas, que pouco levavam perigo ao gol de Eder. O meia Neto era acompanhado de perto por Marcelinho e não conseguia repetir as atuações que levaram o Botafogo à final.
Melhor em campo, o Água Verde (Po) quase chegou ao segundo gol, num chute do atacante Thiaguinho, bem defendido pelo goleiro Alan. O campo, devido à chuva, ia se deteriorando, o que tirou um pouco do brilho da final. Mas, apesar disso, o jogo não se tornou violento, mostrando o alto nível que a competição atingiu. Nessa atmosfera, o árbitro apitou o final da primeira etapa.
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo promoveu duas alterações, em busca da virada. O Verdinho de Testo Alto também mudou, só que o uniforme, entrando em campo todo de branco. Como não poderia deixar de ser, o Alvinegro da Colina voltou melhor e começou a pressionar os visitantes. Aos 10 minutos, veio o prêmio: também em cobrança de falta, Vando pegou de primeira e estufou as redes, empatando a partida.
O gol reacendeu as esperanças da torcida e do time do Botafogo, que iniciaram uma pressão em busca da virada. Após chegar com perigo algumas vezes, ganharam mais um balde de água fria. Num contra-ataque rápido, a bola sobrou para Thiaguinho, que chegou aos 14 gols e se distanciou ainda mais na artilharia da competição.
A partir daí, foi praticamente um jogo de ataque contra defesa. O time verde se postou na defesa e via o Botafogo chegar com muito perigo à sua meta. Aos 36 minutos, Neto arriscou de fora da área e a bola bateu na mão do zagueiro Alírio: pênalti. Ivan Saha, que havia acabado de entrar em campo se encarregou da cobrança. No entanto, o goleiro Eder fez a defesa, para desespero dos torcedores Alvinegros que acompanhavam a partida.
Alguns minutos mais tarde, Ivan novamente teve a chance de marcar, mas Eder fez outra grande defesa à queima-roupa. Quase no final, o atacante teve a chance de se render. Numa cabeçada perigosa, a bola passou rente à trave direita.
No último lance do jogo, novamente o Botafogo teve a chance de marcar. Após cobrança de falta, a bola sobrou para o lateral Jacir que chutou para fora desperdiçou a chance do empate. Final de jogo, Botafogo 1 x 2 Água Verde (Po).
Expectativa para a decisão
Durante a semana, após o jogo de domingo, houve muitos protestos em virtude do estado do campo, em virtudes das chuvas que caíram durante o fim de semana. Procurada pelo JP Esporte, a LPD esclarece que tem plenos poderes de cancelar uma partida, a qualquer momento. No entanto, a entidade acha mais sensato que os clubes entrem em comum acordo para um eventual cancelamento, ou ainda, que o árbitro tome esta decisão no momento da partida.
Para o próximo domingo, o Água Verde (Po) terá a volta do meia Juninho. Bruno Pereira cumpre mais um jogo e não participa da decisão. Já o Botafogo não contará com o zagueiro Preto, suspenso com três cartões amarelos.
A decisão acontece no Estádio Leopoldo Krueger, a partir das 14h45min. Ao time da casa, um empate no tempo normal basta. Já a equipe do Wunderwald precisa vencer no tempo normal e também na prorrogação. Após a partida, haverá o cerimonial de premiação, com a presença de diversas autoridades.
Números
Nos números da competição, os dois finalistas reinam absolutos. O Água Verde (Po) possui a defesa menos vazada, com 15 gols sofridos em 14 jogos. O ataque mais positivo também é o do Água Verde (Po), que marcou 37 gols em 14 jogos. Já a equipe mais disciplinada é o Botafogo, com 22 cartões amarelos e três vermelhos.