Geral

Agricultura: uma das riquezas de Pomerode

Os primeiros imigrantes de Pomerode se estabeleceram ao longo do Rio do Testo pelo sistema de minifúndios (pequenas fazendas), onde era cultivado arroz, fumo, batata, mandioca, cana de açúcar, milho e feijão. O colono também se dedicava à criação de gado leiteiro e suíno, cujas matrizes vieram da Europa. Até a virada do século 20, Pomerode era uma colônia voltada para agricultura e pecuária.

1 de junho de 2015

Os primeiros imigrantes de Pomerode se estabeleceram ao longo do Rio do Testo pelo sistema de minifúndios (pequenas fazendas), onde era cultivado arroz, fumo, batata, mandioca, cana de açúcar, milho e feijão. O colono também se dedicava à criação de gado leiteiro e suíno, cujas matrizes vieram da Europa. Até a virada do século 20, Pomerode era uma colônia voltada apenas para agricultura e pecuária de subsistência, com pequenos pontos comerciais nas áreas centrais da colônia. Com a mudança de século, pequenas empresas familiares de laticínios, frios, móveis e cerâmica deram início à industrialização do município.
Atualmente, muitas famílias pomerodenses ainda tiram da terra o seu sustento, sendo que, a grande maioria, complementa a renda com atividades profissionais em empresas da cidade, não deixando de lado as técnicas de plantio e criação de animais herdadas dos antepassados. Na zona urbana, é frequente encontrar pequenas hortas e criações nos pátios das residências.
A fartura das mesas das famílias alemãs fica ainda mais completa com o gostinho natural das variedades plantadas pelas mãos dos colonos, que tanto colaboram para o desenvolvimento sustentável de nosso município.

Notícias relacionadas