Adjori homenageia profissionais pela passagem do Dia do Jornalista
Presidente da Adjori Brasil e SC, Miguel Ângelo Gobbi, fala sobre o momento importante que vivem os profissionais da
Imprensa
“É provável que em nenhum momento da história da Comunicação – não só no Brasil, mas no mundo – os jornalistas tenham vivido algo como agora, quando uma verdadeira revolução ocorre, com a multiplicação das plataformas que oferecem conteúdos aos consumidores de notícias”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Jornais do Interior (Adjori/Brasil) e da Adjori Santa Catarina, Miguel Ângelo Gobbi, ao cumprimentar os Jornalistas pela passagem do seu dia, neste 7 de abril.
“Porém, por mais mudanças que a tecnologia e a inovação possam trazer, há algo que não muda: a busca por produzir conteúdos cada vez melhores, com a marca da credibilidade que vem dos Jornais e das suas redações”. O presidente das entidades de Jornais do Interior lembrou que “há mais de 15 anos a Adjori vem preparando seus Associados para este momento, lutando pelo aprimoramento e pela qualificação dos Jornais e dos seus Jornalistas”. E neste momento “estamos oferecendo a ambos a possibilidade de ingressar nesse Novo Tempo, seja através de Sistemas, da Multiplataforma e da Ação Editorial, sempre integrados, para que os Jornais do Interior sejam a maior rede de Comunicação do país”.
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista. Assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu filho, D. Pedro II, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.
Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.