Geral

Adeptos do Tiro ao Prato já têm local de treino

Mais uma modalidade esportiva foi implantada em Pomerode. Trata-se do tiro ao prato, modalidade Trap Americano, que será disputada nos JASC deste ano, com participação do município.

5 de agosto de 2004

Mais uma modalidade esportiva foi implantada em Pomerode. Trata-se do tiro ao prato, modalidade Trap Americano, que será disputada nos JASC deste ano, com participação do município. Os equipamentos necessários para a prática foram financiados pelo deputado Gilmar Knaesel, sendo que a prefeitura municipal entrou com recursos para a compra de munição para que os atiradores possam participar dos JASC. O treinamento está sendo realizado na Sociedade Botafogo, que colocou o espaço à disposição, nos finais de semana.


Essa modalidade de tiro é praticada com espingarda (chumbeira) preferencialmente no calibre 12 e chumbo fino (8, 7,5 ou 7) onde o alvo é um prato com aproximadamente 10 centímetros de diâmetro e 100 gramas de peso, que é lançado ao ar por uma máquina especial, a uma velocidade de, aproximadamente, 80 km/h. O atirador fica posicionado a 15 metros da máquina lançadora, dá o comando e o prato é lançado em uma posição aleatória sem que o atirador saiba qual, e deve fazer o disparo tentando acertar o prato em pleno ar.


Cada prato quebrado vale um ponto e não quebrado é zero. Cada pedana é composta de uma casa para a máquina lançadora de pratos e cinco posições para os atiradores em semi-círculos, distantes 15 metros da referida casa.


Cada atirador faz cinco disparos em cada uma das posições, totalizando 25 disparos por “passada”. Uma prova oficial consiste em oito “passadas”, num total de 200 tiros. Essa é uma modalidade muito dinâmica e emocionante, sendo que o público pode conferir de imediato o resultado do tiro.


Os atiradores praticantes desse esporte em Pomerode, são Amilton Lauth, Eder Weege, Fernando Zeplin, John Siewerdt, Marina Fugihara, Ramiro Trapp, Ronaldo Fugihara, Ronaldo Jung, Rolfi Goede e Sigmar Weege. Caso algum atirador se interessar, pode entrar em contato com qualquer um dos atiradores listados acima, que não estão medindo esforços a fim de implantar definitivamente essa modalidade de tiro em Pomerode.

Notícias relacionadas