Acidentes domésticos: queimaduras. Como proceder?
As queimaduras estão entre os principais acidentes domésticos, e principalmente ocorrem por contato com superfícies quentes panelas, fogões ou líquidos super aquecidos, como água e óleo. continua após a publicidade Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com fontes de calor, radiação, eletricidade, substâncias químicas ou superfícies geladas. Elas…

As queimaduras estão entre os principais acidentes domésticos, e principalmente ocorrem por contato com superfícies quentes panelas, fogões ou líquidos super aquecidos, como água e óleo.
continua após a publicidade
Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com fontes de calor, radiação, eletricidade, substâncias químicas ou superfícies geladas. Elas podem envolver diferentes camadas da pele e justamente por isso, são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau.
continua após a publicidade
Queimaduras de 1º Grau
Ocorre quando atinge a camada mais superficial da pele. Seus sinais e sintomas são, dor intensa, vermelhidão e edema no local. Esse tipo de lesão não produz bolhas na pele, podendo ocorrer descamação da pele no local, sem deixar sequelas.
Podemos citar como exemplo a queimadura do sol.
Queimaduras de 2º Grau
Apresenta vermelhidão e dor similar à queimadura de 1° grau, a pessoa pode desenvolver bolhas e a queimadura pode ter uma aparência mais úmida.
Podem se perder algumas terminações nervosas, o que pode ser muito doloroso, e a pessoa pode perder também pelos e algumas glândulas sudoríparas, devido à profundidade.
Após a cicatrização da queimadura de segundo grau, a recuperação pode ser completa ou resultar em manchas.
Queimaduras de 3º Grau
A queimadura de 3° grau é o tipo mais grave, porque pode atingir não somente a pele, mas também os músculos e ossos, suas lesões possuem uma grande gravidade.
O que fazer após uma queimadura?
Após uma queimadura, a melhor forma de tratar a lesão é interrompendo o contato da pele com a substância que está causando a queimadura e lavar o local atingido com água corrente.
É preciso manter o membro queimado ou a parte do corpo que foi queimada debaixo da água por pelo menos 15 minutos. Depois disso, procure ajuda médica para saber como proceder com o tratamento da queimadura.
Muito importante é não estourar bolhas de jeito nenhum, porque elas acabam por proteger a pele.
Lembrando que não é correto aplicar pasta dental, café ou de mais crenças que ouvimos, pois isso poderá prejudicar mais a área queimada.
Caso necessário entre em contato com os serviços de emergência Bombeiros 193 e Samu 192.
Notícias relacionadas
Mais Lidas
Publicidade