Economia

Abril registra saldo positivo na geração de empregos, em Pomerode

O mês teve o registro de 758 contratações

30 de maio de 2024

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Nesta semana, o Ministério do Trabalho, através do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou os números de demissões e admissões registradas no mês de abril, em todo o Brasil.

Pomerode fechou o 4º mês do ano com saldo positivo no que diz respeito a empregos formais, segundo o balanço do Caged.

Os dados mostram que foram feitas 758 contratações, enquanto 676 pessoas foram desligadas de seus empregos, totalizando um saldo positivo de 82 empregos gerados.

Ao todo, no ano de 2024, Pomerode possui o registro de 3.322 novas vagas preenchidas e 2.697 demissões, representando um saldo positivo de 625 empregos.

Nos últimos 12 meses (maio/23 a abril/24), no entanto, o saldo é negativo. Neste intervalo, foram registradas 7.339 admissões e 7.360 desligamentos, resultando em um saldo de -21 vagas de trabalho.

 

Santa Catarina gera 13,4 mil novos empregos em abril

Santa Catarina gerou em abril deste ano 13.457 empregos, quase 90% a mais do que o saldo de abril de 2023. É o maior número já registrado para o mês durante toda a série histórica.

Com isso, nos primeiros quatro meses de 2024, foram criados 79.869 empregos com carteira, o quarto maior saldo do país, atrás de estados mais populosos: SP, MG e PR. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira, 29.

“O Estado tem trabalhado como parceiro dos grandes e pequenos negócios e das indústrias, incentivando a produção. O resultado sempre vem. A economia aquecida, gerando emprego e renda e dando dignidade pro cidadão”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

Dentro os setores, o de serviços lidera o levantamento mensal com a criação de 7,3 mil vagas de emprego em 2024. Em segundo lugar, aparece a indústria com quase 3,4 mil novas vagas com carteira. A indústria catarinense apresenta um cenário positivo em 2024. No caso da de Transformação, foram abertas mais de 30 mil novas vagas. Isso significa que a cada 25 vagas abertas no setor no Brasil, 4 foram em Santa Catarina.

O secretário do Planejamento, Edgard Usuy, explica que os valores alcançados por Santa Catarina não são apenas números, mas representam o impacto na economia e no bem-estar das famílias catarinenses. “O aumento dos postos de trabalho tem impactos diretos na vida das pessoas e na economia como um todo, melhorando o ambiente de negócios e o crescimento econômico”, destacou.

Notícias relacionadas